Escola Politécnica da USP

usp.br

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Início Comunicação Notícias Arquivo de notícias Poli-USP lança mestrado profissional em Engenharia Automotiva com foco em pesquisa e desenvolvimento

Poli-USP lança mestrado profissional em Engenharia Automotiva com foco em pesquisa e desenvolvimento

O projeto de pesquisa pode ser contemplado pelas regras do Inovar Auto, que obriga o investimento em P&D pelas empresas habilitadas

O Centro de Engenharia Automotiva (CEA) da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) lança nova edição do Mestrado Profissional em Engenharia Automotiva, o primeiro curso de pós-graduação stricto sensu da área no Brasil. Na edição anterior, de 2000 a 2010, formou 194 mestres para o setor automotivo.

O curso terá, agora, maior foco em pesquisa e desenvolvimento e novas tecnologias em produtos, processos e gestão organizacional. O número de disciplinas foi reduzido, de 10 para seis, para aumentar a carga horária dedicada aos projetos.

“O Mestrado Profissional em Engenharia Automotiva da Escola Politécnica da USP foi especialmente desenhado para se integrar em projetos de pesquisa e desenvolvimento das empresas do setor automotivo. A proposta é que o aluno, para a dissertação do Mestrado, realize pesquisa que resulte em solução para um desafio tecnológico ou problema real de sua empresa, contribuindo para o aumento de conhecimento e competitividade da organização”, diz o Prof. Dr. Ronaldo de Breyne Salvagni, coordenador do Mestrado. Ele destaca a importância do orientador para o desenvolvimento do projeto. “O orientador atua como um consultor qualificado e trabalha junto com o aluno para entender e resolver o problema”.

O objetivo do curso é capacitar profissionais para fomentar e liderar processos de desenvolvimento tecnológico e inovação dentro da empresa do setor automotivo. O foco são as atividades de pesquisa, com orientadores individuais – todos doutores do corpo docente da USP. As disciplinas são agrupadas em núcleos (Dinâmica do Veículo, Sistemas Veiculares, Projeto Integrado e Manufatura Automotiva) e as aulas são ministradas no campus da USP, no bairro do Butantã, na capital paulista. O aluno deve concluir o curso entre 18 e 24 meses.  

O Mestrado Profissional em Engenharia Automotiva da Poli-USP tem a aprovação e recomendação da Capes/MEC (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação e Cultura). O diploma de mestre é emitido pela USP, com validade nacional. Os coordenadores do curso são o Prof. Dr. Ronaldo de Breyne Salvagni e o Prof. Dr. Marcelo Massarani, do Centro de Engenharia Automotiva da Poli-USP. O curso é gratuito, mas concebido para fazer parte de um projeto de P&D da empresa em conjunto com a Poli-USP, nesses casos com maior flexibilidade em conteúdo e condições de operação. O regime não é de dedicação integral do aluno, mas espera-se que o seu trabalho de tese seja parte de suas atividades na empresa.

Processo seletivo  

Para participar do processo seletivo, o candidato deve ser graduado em Engenharia, atuar no setor automotivo e apresentar proposta de projeto de pesquisa, patrocinado pela empresa onde trabalha. O projeto pode ser contemplado pelas regras do Inovar Auto, regime automotivo brasileiro que exige das empresas habilitadas o investimento em pesquisa e desenvolvimento tecnológico de produto e processo no Brasil, incluindo a pesquisa, a execução do projeto e a capacitação dos profissionais envolvidos.  

A proposta de projeto de pesquisa deve apresentar, de forma concisa, o problema a ser tratado, o objetivo do trabalho, a metodologia a ser empregada, as etapas a serem realizadas e respectivo cronograma, e uma bibliografia básica pertinente.

O processo seletivo também inclui exame de proficiência na língua inglesa, análise do curriculum vitae, avaliação do histórico escolar de graduação e, eventualmente, realização de teste de conhecimento e entrevista, a critério da coordenação do curso.  

O período de inscrições para a turma 2016 será aberto no próximo dia 13 de outubro e vai até 13 de novembro de 2015. O início do curso está previsto parafevereiro de 2016. Informações e inscrições na Secretaria de Engenharia Automotiva da Poli-USP, com Monica Guerra, pelo telefone (11) 3817-5488 e pelo e-mail  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. " target="_blank"> Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

Empresas que já participaram  

Na primeira edição, de 2000 a 2010, o Mestrado Profissional em Engenharia Automotiva da Poli-USP formou 194 mestres de diferentes empresas, com a realização de projetos de pesquisas importantes para o desenvolvimento do setor automotivo.

Esses profissionais são de montadoras, sistemistas e empresas de autopeças e de suporte, a saber: GM, Scania, Ford, Toyota, Volkswagen, DaimlerChrysler, Iveco, Land Rover, Mercedes-Benz, Mitsubishi, Yamaha, Peugeot Citroën, Embraer, ArvinMeritor, Bosch, Mahle Metal Leve, MWM, Bridgestone Firestone, Visteon, Delphi, Dupont, Dura Automotiva Systems, Eaton, GE Plastics, Johnson Controls, Luk Embreagens, Petrobras FAG, Sabó, Sandvik, Schaeffer, Siemens, Valeo, entre outras.

A Escola Politécnica é a única instituição da América do Sul que oferece o ciclo completo de ensino superior com ênfase em engenharia automotiva, desde a graduação até o pós-doutorado. Para conhecer as diferenças entre os cursos de pós-graduação (Mestrado e Doutorado Acadêmicos, Mestrado Profissional, Especialização e Atualização), desde a natureza/objetivos até requisitos de cada curso, consulte a tabela disponível no endereço http://www.automotiva-poliusp.org.br/pos-graduacao/   

 

Informações para imprensa: 

Célia Domingues 

(11) 5641-0690

Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. " target="_blank"> Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.