Início Comunicação Notícias Arquivo de notícias Centro Acadêmico do curso de Engenharia Elétrica da Poli realiza “A Hora do Código”

Um grupo de 25 crianças da Associação Aquarela aprendeu os primeiros passos em programação.

O CEE Solidário, integrado por alunos do curso de Engenharia Elétrica da Escola Politécnica da USP, realizou no dia 3 de outubro, no Laboratório de Engenharia de Software (LabSoft) da Poli, o evento “A Hora do Código”, que contou com a participação de 25 crianças da Associação Aquarela. A iniciativa recebeu apoio da Diretoria da Poli, que ajudou com o transporte para levar as crianças até a USP.

O objetivo principal da atividade é despertar o interesse das crianças pela computação. O evento começou com as atividades básicas do “Hour of Code”, uma plataforma online que ensina os primeiros passos em programação para ambientar as crianças com a lógica da programação em blocos.

Houve uma pausa para almoço e depois elas tiveram a oportunidade de fazer seus próprios jogos usando outra plataforma, a Scratch, elaborada pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). Cada uma apresentou seu projeto aos demais participantes ao final.

Toda a atividade contou com a orientação de 25 monitores, alunos da Poli que se inscreveram e atuaram como voluntários na execução da atividade, ensinando programação – havia um monitor por criança no evento.

Fundada em 1996, a Associação Aquarela é uma organização não governamental localizada no bairro do Jaguaré, zona oeste de São Paulo, próxima do campus da USP no Butantã. Atende crianças e adolescentes, na faixa dos seis aos 15 anos, moradores da comunidade Nova Jaguaré, a maior favela em área contínua da cidade de São Paulo.

As fotos do evento estão disponíveis no perfil do CEE Solidário no Facebook – https://www.facebook.com/CEE.Solidario