Escola Politécnica da USP

usp.br

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Início Comunicação Notícias Arquivo de notícias USP recebe palestra sobre Internet das Coisas com professor da Universidade de Berkeley

USP recebe palestra sobre Internet das Coisas com professor da Universidade de Berkeley

Em seminário, professor Edward A. Lee, do departamento de Engenharia Elétrica e Ciência da Computação da Universidade da Califórnia, Berkeley, fala sobre A Internet das Coisas Importantes

A Escola Politécnica da USP receberá, na sexta-feira, dia 6 de novembro, a palestra “A Internet das Coisas Importantes”, com o professor Edward A. Lee, do departamento de Engenharia Elétrica e Ciência da Computação da Universidade da Califórnia, Berkeley. Com o tema proposto, Lee  lança sua provocação em torno da Internet das Coisas, ideia que tem revolucionado o dia-a-dia das pessoas, conectando quase tudo à internet. Neste encontro, o professor, que tem como foco de sua pesquisa sistemas computacionais embarcados, analisará como as tecnologias emergentes podem se traduzir em melhores modelos e melhores métodos de engenharia para esta evolução da Internet das coisas importantes.

Sistemas ciber-físicos que integram computação, redes de comunicação e dinâmica física; aplicações que incluem energia, biomedicina, edifícios inteligentes e sistemas militares, para citar apenas alguns de seus usos. Sistemas cada vez mais utilizados, mas que têm como grande desafio fazer com que essa tecnologia seja confiável, previsível e controlável o suficiente para as coisas "importantes", tais como sistemas de segurança e missão crítica. É desse contexto que o Professor Edwad A. Lee, da Universidade da Califórnia, em Berkeley, fala na terceira edição do Ciclo de Palestras Swarm Computing e Internet das Coisas, organizado pelo Centro Interdisciplinar em Tecnologias Interativas da USP (CITI-USP).

Formado pela Yale, com mestrado pelo MIT e P.hD pela Berkeley, Lee é Professor na Universidade da Califórnia, em Berkeley. Atualmente, é também diretor do Centro de Pesquisa TerraSwarm (http://terraswarm.org) que reúne nove universidades; diretor da Chess (Centro para Sistemas Híbridos e de Software Embarcado); e diretor do projeto Ptolomy. Ele liderou o desenvolvimento de vários pacotes de software de código aberto influentes, nomeadamente Ptolomy e seus vários derivados. Membro do IEEE, Lee foi um NSF Presidential Young Investigator, e recebeu, em 1997, o Prêmio de Educação em Engenharia, “Frederick Emmons Terman Award”.

Ciclo de Palestras Swarm Computing e Internet das Coisas

O Ciclo de Palestras Swarm Computing e Internet das Coisas tem como principal objetivo trazer discussões de aspectos técnicos e científicos sobre o tema. A Internet das Coisas (IoT) é uma rede de objetos físicos ou “coisas” com eletrônica, software, sensores e conectividade. Esta conectividade de todas as coisas permite a geração de valor pelo oferecimento de novos serviços e pela geração de informação pela troca de dados com o fabricante, operador e outros dispositivos conectados pela Internet. Já o termo Swarm, considera a formação de uma inteligência coletiva, onde dispositivos computacionais cooperam dinâmica e oportunisticamente, gerando redes orgânicas e heterogêneas. Neste cenário, a comunicação entre as coisas torna-se fundamental.

Ao longo de 12 meses serão realizados encontros com profissionais de diferentes países, ativamente envolvidos com a área de Internet das Coisas, seja no ambiente acadêmico ou da indústria, para discutir os aspectos técnicos da aplicação da IoT. O ciclo já recebeu Dr. David Robertson e Dr. Dave Murray-Rust (ambos da Universidade de Edimburgo) e Jon "Maddog" Hall (Presidente da Linux Professional Institute). Entre os temas abordados em todo o ciclo, estão “Web of Things”, Segurança na IoT, Cidades Inteligentes, entre outros.

Organizado e realizado pelo Centro Interdisciplinar em Tecnologias Interativas da USP (CITI-USP) e pelo Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC), o Ciclo de Palestras Internet das Coisas conta com o apoio do IEEE, CESoc, W3C, LSI-TEC, Centro de Engenharia Elétrica e Computação da POLI-USP, IME-US e POLI-USP; e financiamento da LG Electronics.

Serviço

A Internet das Coisas Importantes

Ciclo de Palestras em Swarm Computing e Internet das Coisas

Dia: Sexta-feira, 6 de novembro, das 12h30 - 13h30

Palestra presencial em Inglês (sem tradução)

Local: Auditório da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-USP)

Endereço: Av. Prof. Luciano Gualberto, 71 - Travessa Três - Butantã, São Paulo.

(Lugares limitados)

Inscrições, acesse o site: http://goo.gl/forms/mYNaNgmVkW