Início Comunicação Notícias Arquivo de notícias Poli inaugura laboratório de ponta na área de topografia no campus de Santos

Poli inaugura laboratório de ponta na área de topografia no campus de Santos

Aprender a utilizar os equipamentos do Laboratório de Geomática é essencial para a formação dos engenheiros de petróleo

A diretoria da Escola Politécnica da USP inaugurou, no dia 27 de outubro, o Laboratório de Geomática do campus de Santos, que dá suporte às atividades das disciplinas de Geomática e Informações Espaciais para o curso de Engenharia de Petróleo, oferecido na cidade desde 2012. Os investimentos nos equipamentos foi feito pela direção da Poli-USP, que tem o desenvolvimento do campus de Santos como uma das prioridades da gestão.

O laboratório foi criado com o objetivo de capacitar estudantes e usuários para trabalhos de levantamento de dados espaciais e impulsionar o desenvolvimento de projetos de pesquisa em colaboração com agências de fomento e empresas que utilizam as informações espaciais. Coordenado pelo professor do departamento de Engenharia de Minas e Petróleo da Poli, Cleyton de Carvalho Carneiro, a infraestrutura do laboratório dará suporte ao ensino das disciplinas do curso de Engenharia de Petróleo que utilizam os diversos tópicos de Geomática, compreendendo desde o levantamento dos dados especializados até os métodos de locação e desenvolvimento cartográfico.

O laboratório de Geomática do campus de Santos da USP possui 10 estações totais, instrumento eletrônico utilizado na medida de ângulos e distâncias, 10 níveis ópticos, cuja finalidade trata da medição de desníveis entre pontos que estão em alturas distintas, e seus respectivos equipamentos periféricos.