Como parte das atividades do LEDss (Laboratório de Estudos em Design de Serviços e em Sustentabilidade), ocorre no Departamento de Engenharia de Produção da Poli/USP, entre os dias 23 de novembro e 09 de dezembro, a quarta edição da Mostra “Sustentabilidade na Praça”.

O evento, organizado pelo Prof. Dr. Clovis Alvarenga-Netto, consiste numa exposição no hall central do prédio do Biênio, em que os alunos da disciplina PRO2814 Produção e Sustentabilidade apresentam, em forma de banner, projetos enfatizando a Sustentabilidade Ambiental.

Os objetivos da Mostra são de mostrar, para a Sociedade e comunidade que frequente a Cidade Universitária, aplicações de Avaliação de Ciclo de Vida, um dos conceitos relevantes e atuais em Sustentabilidade. São análises comparativas entre produtos, em empresas atuando no Brasil, que quantificam impactos ambientais dos produtos na sociedade, criando um sentido de responsabilidade ambiental, desenvolvidos na Escola Politécnica da USP.

Com estes trabalhos os alunos revisaram literatura relevante em Sustentabilidade, Avaliação de Ciclo de Vida (ACV), norma para aplicação da ACV, softwares para a aplicação, Princípios de ecodesign, desenvolveram e analisaram os impactos ambientais e propuseram ações de mitigação dos impactos.

Na ocasião também estará disponível para assinatura e adesão a “Carta da Terra”. A Carta da Terra é uma declaração de princípios fundamentais para a construção de uma sociedade global no século XXI, que seja justa, sustentável e pacífica. O aval à Carta da Terra, por parte de pessoas ou organizações, significa um compromisso com a visão e com os objetivos do documento.