Escola Politécnica da USP

usp.br

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Início Comunicação Notícias Arquivo de notícias Instituto de Engenharia homenageia politécnico Plínio Assmann

Instituto de Engenharia homenageia politécnico Plínio Assmann

Formado pela Poli-USP, Assmann foi escolhido Eminente Engenheiro de 2015 pelo conjunto de seu trabalho

Com informações da AEP e do Instituto de Engenharia

Plínio Assmann, engenheiro mecânico-eletricista formado pela Escola Politécnica da USP e administrador de empresas, foi homenageado Instituto de Engenharia, que o escolheu como Eminente Engenheiro de 2015.

Entre as várias posições de destaque que ocupou ao longo de sua carreira, Assmann foi presidente da Companhia do Metrô de São Paulo durante a construção e implantação da operação da primeira Linha de Metrô do Brasil, e também deu início à construção da segunda Linha, na capital paulista.

O título de Eminente Engenheiro do Ano é concedido pelo Instituto de Engenharia desde 1963 em “reconhecimento aos profissionais de destacada atuação no meio e/ou que tenham uma carreira marcada por contínuas contribuições para a elevação e para o aprimoramento da Engenharia”.

Além de ter liderado a construção da primeira linha de metrô do País, Assmann fundou e presidiu a Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) e presidiu o Conselho da Companhia do Metrô do Rio de Janeiro. Foi secretário de Transportes do governo de São Paulo e presidente do Instituto de Engenharia, entre 1983 e 1984.