Início Comunicação Notícias Arquivo de notícias Escola Politécnica da USP entrega prêmios de 14º concurso de Metalografia

Escola Politécnica da USP entrega prêmios de 14º concurso de Metalografia

A Escola Politécnica da USP realizou, no dia 3 de dezembro de 2015, a entrega dos prêmios do XIV Concurso MetMat de Fotomicrografias de Metalurgia e Materiais. O concurso é realizado pelo Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais, e valoriza o aspecto artístico de fotomicrografias científicas, em duas categorias distintas, Microscopia Óptica e Microscopia Eletrônica de Varredura ou Microscopia de Força Atômica. Além dos premiados, seus representantes e convidados, estiveram presentes e o coordenador do evento, professor da Poli-USP André Paulo Tschiptschin, o Chefe do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais, Marcelo Breda Mourão, e o gerente de marketing de aços especiais da Gerdau, Rafaelle Franciscone Alves, empresa que patrocina o concurso há 10 anos.

O professor André Paulo Tschiptschin explicou que não é por acaso que essas imagens estão expostas, ou seja, elas não estão ali apenas com o objetivo de valorizar o lado estético da área de ciência e engenharia dos materiais, que é o estudo da estrutura dos materiais. “Todas as fotos que estão expostas não estão ai para brincadeira. Elas fazem parte de estudos e trabalhos de alunos, engenheiros, pesquisadores, pós-doutorandos, que estudam essas estruturas para compreender fisicamente os fenômenos que regem as transformações dos materiais e condicionam suas propriedades”, explicou Tschiptschin.

Para o professor, a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo forma bons engenheiros metalurgistas e de materiais, e o programa de pós-graduação em engenharia metalúrgica e de materiais forma bons mestres e doutores nesta área, porque tem uma ênfase na correlação entre a microestrutura dos materiais e as suas propriedades, processo de fabricação e desempenho. “Nesta inter-relação entre as quatro áreas é que reside a essência da nossa atividade”.

A lista de vencedores está disponível no link http://www.pmt.usp.br/

As fotos da premiação estão no link https://www.flickr.com/photos/poliusp/albums/72157659830866544