Início Comunicação Notícias Arquivo de notícias Em palestra aberta aos pais, direção da Poli ressalta importância de consciência social dos alunos

“Estamos aqui para formar engenheiros que tem consciência da sua importância pública”, afirmou diretor da Poli-USP

Fotos

A Escola Politécnica da USP realizou, na manhã deste sábado, dia 13 de fevereiro de 2016, uma reunião aberta aos pais dos alunos ingressantes deste ano. O evento é realizado todos os anos, e tem como objetivo apresentar a Escola acadêmica e administrativamente, e conscientizar as famílias sobre a nova realidade do aluno. A direção da Escola entende que o apoio familiar é imprescindível para apoiar o aluno em um curso que exige muita dedicação.

Participaram do evento o diretor da Escola, professor José Roberto Castilho Piqueira, que realizou a palestra de abertura, a vice-diretora, professora Liedi Légi Bariani Bernucci, os professores Fábio Cozman e Augusto Câmara Neiva, que fizeram uma apresentação sobre o ciclo básico, a USP e a estrutura curricular dos cursos de graduação, a assistente acadêmica da Poli, a funcionária Angela Buscema, a ouvidora da Escola, a funcionária Maria Cristina Olaio Villela, o presidente do Grêmio Politécnico, o estudante Thiago Staibano, e o diretor-presidente do fundo patrimonial Amigos da Poli, Máximo González. Cada palestrante apresentou um aspecto da Escola, e o evento foi encerrado com a exibição de um vídeo institucional sobre as atividades sociais e de pesquisa. O vídeo pode ser visualizado no link https://youtu.be/nQbIzh-jMk0.

O diretor da Poli-USP iniciou sua palestra parabenizando os pais e responsáveis. “O ingresso dos seus filhos não começou no colégio, nem no cursinho, começou em casa. Cada um de vocês começou a aprovação dos seus filhos nesta Escola, por isso todos estão de parabéns. Vocês são uma parte muito importante. E porque consideramos vocês uma parte importante é que nós organizamos, todo ano, está pequena recepção aos pais”.

Piqueira comentou o orgulho politécnico que povoa o imaginário dos alunos, ex-alunos, professores e funcionários, devido às grandes contribuições que personalidades que passaram pela Escola fizeram ao Estado de São Paulo e ao país, por meio do desenvolvimento tecnológico. Ele contou os fundadores da Escola tinham como objetivo democratizar o acesso à formação tecnológica. “Esta Escola foi fundada em 1893, portanto 60 anos antes da USP. O Brasil era recém saído do império e do regime escravocrata. Esta Escola foi fundada por republicanos abolicionistas que acreditavam que o progresso do país e que a vida das pessoas dependia do progresso intelectual e tecnológico. E por isso fundaram essa Escola e entendiam que o progresso intelectual e tecnológico não deveria ser privilégio de poucas famílias que podiam mandar seus filhos estudar na Europa. Que este privilégio deveria ser difundido a todos, e por isso fundaram essa Escola”.

O diretor acredita que, ao longo de todos estes anos, a Poli cumpriu com esta tarefa. “Participou ativamente da Revolução de 1932, da construção das principais rodovias do Estado de São Paulo, da seleção de materiais e de testes em equipamentos elétricos no começo do século XX, quando São Paulo começou a progredir, na década de 1950 foi escolhida pela Marinha do Brasil para ser a sua Escola de Engenharia”. E ressaltou a história e tradição da Escola. “Tem uma tradição de formar profissionais de primeira linha, tem uma tradição de contribuir decisivamente para o progresso tecnológico e social do país. É nisto que os seus filhos estão entrando”.

O diretor concluiu sua fala contando aos pais o quanto custa à sociedade a formação dos alunos. “500 professores doutores e toda essa infraestrutura custa, e não é pouco. Cada aluno custa cerca de 4500 reais por mês ao serviço público. Portanto quando o aluno entra aqui ele adquire um direito e uma grande obrigação, de devolver isso para a sociedade. E não devolver em dinheiro, mas devolver com competência, é devolver criando novas empresas e gerando empregos, é devolver trabalhando honestamente. É nisto que eu quero insistir nesta palestra inicial. A Escola tem tudo para formar ótimos engenheiros tecnicamente. Ética, respeito ao bem público e ao trabalho vem de casa. Nós fazemos o melhor que podemos, mas nós precisamos de vocês. Estamos aqui para formar engenheiros que tem consciência da sua importância pública”.

A ex-aluna da Escola e hoje mãe de um calouro, Cristina Coelho de Abreu, participou das palestras com o seu marido, que também se formou na mesma época. Formada em Engenharia Elétrica em 1993, ela conta acompanharam todo o desenvolvimento da Escola desde então. “Tanto a estrutura física quanto o desenvolvimento, a parceria com a sociedade, o compromisso. A Escola Politécnica deu um salto neste período”. Cristina comenta que além da estrutura mais evoluída e organizada, ficou clara a preocupação da Escola em formar pessoas para sociedade. “A gente viveu isso, só que não tinha tanta consciencia social e a Escola não divulgava tanto isso. Os alunos que saíram, assim como nós, perceberam isso ao longo da carreira. Só que a Escola não demonstrava isso pros seus alunos e pros pais. Isso foi uma conquista muito grande, porque ter consciência disso, dessa responsabilidade que os alunos tem, é uma coisa fantástica”, concluiu, elogiando a iniciativa de realizar o evento.

O evento é realizado todos os anos e os alunos recebem o convite aos pais e responsáveis no dia da matrícula, junto ao kit de material informativo.