Escola Politécnica da USP

usp.br

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Início Comunicação Notícias Arquivo de notícias Pesquisador do Imperial College de Londres faz palestra sobre comercialização no RCGI

Pesquisador do Imperial College de Londres faz palestra sobre comercialização no RCGI

Segundo Kris Anderson, é prioritário identificar as ideias com maior potencial comercial entre as iniciativas de pesquisadores na área de petróleo e gás

No dia 6 de abril, o Centro de Pesquisa para Inovação em Gás Natural (“Research Centre for Gas Innovation” - RCGI, na sigla em inglês), promove a palestra Industrial Partnerships: Turning research ideas into new technology, com o pesquisador Kris Anderson, do Sustainable Gas Institute, ligado ao Imperial College de Londres. O evento acontece às 14h no Anfiteatro do prédio da Engenharia Mecânica e Naval da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), e será aberto ao público, com inscrições via internet (http://bit.ly/1UhSHSD).

Anderson discutirá o caminho para a comercialização de novas tecnologias, e como trabalhar com sucesso com os parceiros industriais. Nos últimos anos, ele tem trabalhado no desenvolvimento comercial de pesquisa para várias empresas de petróleo e gás, incluindo a Chevron, UOP, BP, PETRONAS, Cameron, BG Group e Shell.

“O desenvolvimento do comércio é um processo caro e difícil. As perspectivas de sucesso podem ser muito melhoradas, explorando-se teoricamente as ideias por trás de projetos antes de fazer grandes compromissos financeiros. Ideias para novas tecnologias, muitas vezes, são abundantes, mas estabelecer qual dessas ideias têm o maior potencial comercial é fundamental para o sucesso”, diz o pesquisador, expert em desenvolvimento e comercialização da tecnologia de separação de óleo e gás.

Serviço:

Local: Auditório do prédio de Engenharia Mecânica e Naval da Escola Politécnica da USP.

Endereço: Av. Professor Mello Moraes, 2.231, São Paulo - SP

Horário: 14h

Inscrições pelo site http://bit.ly/1UhSHSD

Sobre o RCGI

O RCGI (www.usp.br/rcgi) foi criado no final do ano passado para investigar o uso atual e futuro do gás natural com o objetivo de aumentar a sua participação na matriz energética do País e diminuir as emissões de gases de efeito estufa. O gás natural tem papel estratégico na transição entre uma matriz energética com base em fósseis para uma matriz mais limpa.

Com previsão de R$ 100 milhões em investimentos por parte da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e a BG Brasil (empresa do BG Group recentemente adquirida pela Shell), o RCGI está investigando temas como o uso de energia solar para produção de syngas, o uso de gás natural como combustível para navios, combustão avançada, células de combustível para hidrogênio, entre outros.

As pesquisas são conduzidas em parceria entre pesquisadores de nove departamentos da Poli-USP, dos institutos de Energia e Ambiente (IEE), de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN) e de Química (IQ-São Carlos), da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, todos da USP; do Instituto de Química da Universidade Federal de São Carlos e da Escola de Medicina da Universidade Federal de São Paulo.

Outros parceiros são: Sustainable Gas Institute (SGI), ligado ao Imperial College London; University College London, University of Cambridge e University of Leeds (Reino Unido); University of Illinois at Urbana-Champaign e Texas A&M University (EUA); Technische Universitaet Darmstadt (Alemanha) e Université de Lyon (França).