Escola Politécnica da USP

usp.br

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Início Comunicação Notícias Arquivo de notícias Poli ThundeRatz conquista primeiras medalhas de ouro em torneio mundial de robótica

Poli ThundeRatz conquista primeiras medalhas de ouro em torneio mundial de robótica

Equipe chega nesta quarta-feira (13/04) ao Brasil. Alunos disputaram o maior campeonato internacional da área, o RoboGame, realizado nos EUA 

A ThundeRatz, equipe de Robótica da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), chega nesta quarta-feira (13/04) ao Brasil, trazendo na bagagem as primeiras medalhas de ouro conseguidas na maior competição de robótica do mundo, a RoboGames. Os estudantes venceram nas categorias Hockey, com o Time Olympus, e Combate Middleweight, com o Apolkalipse, além de conquistar o bronze na categoria RoboMagellan, com o ThunderWaze. A competição foi realizada de 8 a 10 de abril, na cidade de Pleasanton, na Califórnia, Estados Unidos, e reuniu estudantes de quase 40 países, para disputar mais de 50 categorias.

O time tem 15 anos de existência e vinha em evolução constante, obtendo resultados cada vez melhores nas competições nacionais e internacionais. “Atribuímos esses resultados ao aprimoramento constante que a equipe faz, observando todos os seus aspectos, desde reprojetar e atualizar os projetos após cada competição, tomando cuidado para que sempre estejam no nível mais competitivo possível, até a parte administrativa e de divulgação da equipe”, afirma Cauê Muriano, capitão da ThundeRatz.

Ele destaca o esforço de todos do time nessa conquista. “Os membros trabalham incessantemente para conseguir levar todos os 16 projetos que a equipe possui, da melhor maneira possível, mesmo que para isso seja necessário virar várias noites na faculdade e até mesmo fazer viagens para encontrar patrocinadores e apoiadores”, diz. “Aprender com os erros do passado, manter a cabeça erguida, inovar, prezar pela qualidade dos projetos e investir em treinamento e preparação de membros foram ações fundamentais para chegarmos ao lugar mais alto do pódio”, continua.

As categorias e as medalhas

Uma das medalhas de ouro foi conseguida na categoria Combate 55Kg, com o Apolkalipse. Nessa categoria, os equipamentos são divididos por peso e o robô “luta” dentro de uma arena de policarbonato, procurando danificar o projeto adversário, de modo a imobilizá-lo. O ThundeRatz disputou a final contra uma equipe brasileira, a RioBotz, da PUC-RJ. Segundo Muriano, essa é a primeira categoria que a equipe participou, desde sua fundação em 2001. Os principais patrocinadores foram o fundo patrimonial Amigos da Poli, a empresa de usinagem Toyo Matic e a Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico da Engenharia (FDTE).

Na categoria Hockey, o ThundeRatz participou com um grupo de quatro robôs, chamado Time Olympus. O objetivo é, em 10 minutos, realizar o maior número de gols no adversário. A final também foi contra uma equipe brasileira, a Uai!rrior, da Universidade Federal de Itajubá.

Já na categoria RoboMaggellan, a equipe conquistou a medalha de bronze. Com um robô off road, é preciso encontrar autonomamente uma série de cones dispostos em um campo aberto. Ganha quem chegar mais perto dos cones no menor tempo possível. “Nela participamos com o robô ThunderWaze, que possui sensores de toque e de distância, câmera, GPS e acelerômetros para cumprir seus desafios”, conta.

“Estamos muito contentes e orgulhosos com nossos resultados, porém ainda temos muito trabalho para deixar todos os nossos robôs prontos para as próximas competições e é nisso que vamos trabalhar após nosso retorno ao Brasil”, conta Muriano. “Participaremos na maior competição nacional de robótica, o Winter Challenge XII, organizado pela RoboCore em julho deste ano, e buscaremos resultados ainda melhores”, finaliza.

*****************************

 

Atendimento à imprensa:

Acadêmica Agência de Comunicação – www.academica.jor.br

Erika Coradin – Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Tels. (11) 5081-5237 / (11) 5549-1863