Início Comunicação Notícias Arquivo de notícias CIRRA/IRCWR oferece curso sobre projeto de biorreatores com membranas submersas

CIRRA/IRCWR oferece curso sobre projeto de biorreatores com membranas submersas

Estado da arte da tecnologia, custos e aplicações serão
assuntos abordados no curso, que será realizado em 3 de agosto.

O Centro Internacional de Referência em Reúso de Água-CIRRA/IRCWR promove, dia 3 de agosto, o curso “Introdução ao projeto de Biorreatores com Membranas Submersas (MBRs)”. As inscrições já estão abertas. O objetivo do curso é fornecer aos participantes um entendimento prático do processo MBR, trabalhando os fundamentos do processo biológico e de separação por membranas. Também será abordado o estado da arte nesse tema, com destaque para as principais aplicações, custos, qualidade final dos efluentes tratados, principais parâmetros de projeto e as tecnologias comerciais já disponíveis.

O curso, que será realizado das 8h às 12h e das 14h às 18h no dia 3 de agosto, é promovido pelo diretor do CIRRA/IRCWR, professor Ivanildo Hespanhol, e será ministrado pelo professor doutor Eduardo Lucas Subtil, docente da Universidade Federal do ABC e pesquisador associado do Centro. Tem como público alvo profissionais dos setores público e privado e estudantes que atuam com projetos, obras e operação de sistemas de tratamento de águas para abastecimento e residuárias.

O programa vai abordar os seguintes temas: Introdução a sistemas MBRs; Fundamentos do processo de MBRs; Dimensionamento do sistema MBRs; Operação dos biorreatores com membranas submersas; Aplicação e desempenho de MBRs; Métodos de controle de “fouling”; Sistemas comerciais de MBRs.

A inscrição deve ser feita pelo e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. , com Paula Nagata. O valor é de R$ 900,00. Mais informações com Alexandra Hespanhol pelo email Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.  ou pelo telefone (011) 3039-3273. O calendário completo dos cursos do CIRRA/IRCWR pode ser acessado no site oficial do centro de pesquisa.