Início Comunicação Notícias Arquivo de notícias Spinoff da Poli desenvolve software para gerenciar manobras de grandes navios no Porto de Santos

Sistema ReDRAFT, da Argonáutica, permite que práticos possam tomar decisões rápidas e seguras acerca da melhor forma de manobrar grandes embarcações.

A empresa Argonáutica, uma spinoff da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), desenvolveu um software pioneiro no Brasil para auxiliar os práticos na manobra e atracação de navios de grande porte no Porto de Santos. A inovação teve como origem um conjunto de teses de doutorado e foi desenvolvida em conjunto com o professor Eduardo Tannuri, do Tanque de Provas Numérico (TPN), sediado na Poli-USP. Estava em teste há seis meses e vem sendo utilizada em todas as manobras de entrada e saída de navios de grande porte do Porto de Santos desde 28 de junho.

O sistema ReDRAFT determina com segurança qual é o máximo calado, distância vertical entre o ponto mais baixo da quilha da embarcação e a superfície da água. Para isso, utiliza informações em tempo real recebidas pelo Centro de Coordenação, Comunicações e Operações de Tráfego (C3OT) da Praticagem de São Paulo. O sistema pode ser acessado por computadores e também celulares, dando mais tempo aos práticos para analisar os dados e decidir sobre as manobras.

Informações como a variação da maré, a altura das ondas, a intensidade das correntes marítimas e a direção dos ventos são captadas, processadas e integradas, em tempo real, oferecendo todos os dados necessários para o prático definir a melhor hora e percurso para atracar o navio, de forma segura, promovendo assim a agilidade das operações, sem diminuir a segurança.

O sistema oferece ao prático, na hora de atracar, as informações sobre como o navio deve percorrer o canal do Porto sem correr risco de a embarcação atingir o fundo do canal e encalhar. Com base nas informações do momento, o ReDRAFT calcula qual será a menor distância abaixo da quilha durante a manobra do navio, permitindo que se avalie o risco de toque no fundo. Atualmente, calados superiores a 12,5 metros já são considerados críticos para transitar no Porto de Santos, projetado para atender navios menores.

São considerados todos os movimentos causados na embarcação pelas ondas, vento, corrente marítima e pelo deslocamento da água que o próprio navio promove ao se locomover, efeito este conhecido com Squat, e que reduz ainda mais a folga sob a quilha. Além deste, são levados em consideração os afundamentos decorrentes da inclinação do navio ao fazer curvas. Também são agregadas informações sobre a carga que está sendo transportada, já que essa variável afeta o peso total do navio e, portanto, o calado. O sistema tem um banco de dados com mais de 10 mil embarcações catalogadas, de acordo com o tipo de carga que transportam.

“Os navios estão ficando cada vez maiores e muitos portos, por variadas razões, não conseguem se expandir para atendê-los. A solução mais imediata é aumentar a precisão dos dados fornecidos aos práticos, garantindo que os navios possam operar de forma segura”, explica Rafael Watai, um dos sócios-fundadores da Argonáutica, graduado e doutor em Engenharia Naval pela Poli.

A Argonáutica vai desenvolver o mesmo software para outros portos brasileiros. A solução é customizada para cada porto, de acordo com suas características e demandas. Já foram estabelecidos alguns contatos iniciais nesse sentido. Além disso, a empresa já promoveu aprimoramentos no sistema desde a fase de testes com o Porto de Santos e planeja uma inovação na ferramenta, como o aperfeiçoamento do modo de previsão ambiental. A ideia é ter um modelo capaz de prever fatores como, por exemplo, o tamanho das ondas, com horas ou mesmo dias de antecedência, o que daria mais tempo para o planejamento da manobra de atracação. Atualmente o sistema trabalha com as informações instantâneas da operação.

Parceria com a Poli – A Argonáutica tem quatro sócios, todos formados na graduação e pós-graduação na Poli-USP: além de Watai, integram a empresa os engenheiros navais Felipe Ruggeri, Guilherme Feitosa Rosetti e Rodrigo Sauri Lavieri. Ela foi fundada com o objetivo de oferecer serviços de engenharia para o setor naval, e é desse segmento da empresa que saíram os recursos necessários para desenvolver sua inovação, processo que levou quatro anos.

Todos trabalharam junto com os professores Kazuo Nishimoto, coordenador do TPN, e Eduardo Tannuri, coordenador do Centro de Simulação de Manobras Portuárias do TPN-USP. Esta parceria permitiu a aplicação da infraestrutura laboratorial para o desenvolvimento dos complexos cálculos e modelos numéricos do software, fazer simulações etc. “Seria muito difícil desenvolvermos nosso software sem o apoio da Poli. No TPN temos as ferramentas e todo o conhecimento acumulado que nos permitiu chegar ao ReDRAFT”, aponta Watai. “Além disso, o professor Kazuo sempre nos incentivou a pensar como empreendedores, a criar inovações e gerar negócios, o que resultou na formação da nossa empresa”, finaliza.

***********************************

ATENDIMENTO À IMPRENSA