Início Comunicação Notícias Arquivo de notícias Escola Politécnica da USP realiza visita monitorada ao campus de Santos

Escola Politécnica da USP realiza visita monitorada ao campus de Santos

A Escola Politécnica da USP realizará, nesta sexta-feira, dia 12 de agosto, a 1ª Visita Monitorada da Poli Santos, no prédio do Colégio Cesário Bastos. O local abriga, desde 2012, o curso de graduação em Engenharia de Petróleo da Poli-USP, e também uma linha de pós-graduação. O evento é direcionado aos estudantes de ensino fundamental II e ensino médio das escolas públicas e privadas da baixada santista, e o objetivo do evento é divulgar o curso de Engenharia de Petróleo da Poli Santos e as diversas engenharias da Escola Politécnica.

Alunos e professores recepcionarão os visitantes, que serão guiados pela construção histórica em grupos de 10 a 15 pessoas, e farão um tour conhecendo os laboratórios, salas de aula e biblioteca. Ao final da visita, haverá uma feira onde serão distribuídos materiais informativos sobre a Poli-USP, e os vestibulandos também poderão tirar suas dúvidas com os monitores. Ao longo do dia, haverá palestras com professores da Escola Politécnica. O evento é aberto, gratuito e não é necessário fazer inscrição prévia. Acompanhe as novidades do evento no Facebook.

Perto de casa

Muitos estudantes tem que se mudar para a capital ou para o interior para cursar a USP ou outras universidades públicas estaduais ou federais. No caso da estudante, Miriam Wieczorek, que hoje cursa o 3º ano de graduação em Engenharia de Petróleo, foi diferente. Ela se mudou de Brasília para Santos em 2011, com a sua família, devido a uma mudança de emprego do seu pai. Ela aproveitou que mora na cidade para fazer o curso que já se interessava, e ingressou na Poli-USP em 2014. “Estudar em Santos é bom pra mim por que, além de estar perto dos meus pais e não ter que pagar aluguel, o próprio campus parece ter dado muitas oportunidades pros alunos”. Miriam ressalta que, por ser um campus com um número menor de estudantes, os professores conhecem pessoalmente os alunos e reconhecem o esforço de cada um. A estudante já foi monitora de uma disciplina, está concluindo uma iniciação científica, e foi presidente do Capítulo Estudantil da Sociedade dos Engenheiros de Petróleo, que recebeu um reconhecimento internacional. E ela não para por aí, este ano quer participar da Empresa Junior da Poli Santos, e dar aulas no Cursinho Atuamente, voltado a estudantes de baixa renda. “São atividades bem legais que começaram recentemente”, explica.

Ingresso

O professor da Poli-USP e um dos organizadores do evento, Ricardo Cabral de Azevedo, ressalta que esta é uma excelente oportunidade para os vestibulandos conhecerem as formas de ingresso na Escola Politécnica, já que a partir deste ano serão oferecidas 10% das vagas por meio do SISU, que utiliza a nota do Enem. A Escola Politécnica oferece, anualmente, 50 vagas para o curso de Engenharia de Petróleo. Destas, 6 vagas serão oferecidas pelo SISU, e 44 pela Fuvest. Leia mais sobre a utilização do SISU na Poli-USP no link.

1ª Visita Monitorada da Poli Santos

Data e horário: 12 de agosto de 2016, das 8h às 17h

Local: Poli-Santos

Endereço: Praça Cel. Narciso Andrade, s/nº (Av. Ana Costa com a Av. Rangel Pestana, ao lado da CET)