Início Comunicação Notícias Arquivo de notícias Santos será sede do “Encontro Internacional para Liderança na Engenharia”, organizado pela USP

Estudantes brasileiros e estrangeiros deverão propor soluções para a Cidade do Futuro

Entre os dias 5 e 10 de setembro de 2016, o Grêmio da Escola Politécnica da USP (Poli-USP), com apoio da Universidade de São Paulo, promove o Encontro Internacional para Liderança na Engenharia (EILE), evento que tem como objetivo congregar 48 alunos brasileiros e estrangeiros para debaterem o tema “Cidade do Futuro” ao longo de uma semana de imersão, e discutir o desenvolvimento de projetos que possam contribuir para solucionar problemas enfrentados pelas cidades brasileiras. O evento será realizado em três etapas. Após uma semana de atividades no campus Santos da USP, os grupos de alunos terão dois meses para estruturarem propostas de soluções, e mais seis meses para o desenvolvimento do melhor projeto.

Para o reitor da Universidade de São Paulo (USP), Marco Antonio Zago, apesar de as cidades representarem oportunidades de melhorias sociais e econômicas para seus habitantes, a vida urbana traz uma série de desafios. “Há questões a serem enfrentadas diariamente, como desemprego, mobilidade, sustentabilidade, condições de moradia, violência, entre outros”, afirma Zago.

O Encontro Internacional para Liderança na Engenharia (EILE) é um programa organizado pelo Grêmio Politécnico - associação dos alunos da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo - e conta com o apoio da USP. O programa envolve 48 alunos de graduação, brasileiros e estrangeiros e terá como tema “Cidade do Futuro”. “O EILE é um projeto inovador, pois explora o multiculturalismo, a multidisciplinaridade, a integração do meio acadêmico com os setores público e privado e o espírito empreendedor dos alunos”, ressalta Eduardo Raya, ex-presidente do Grêmio Politécnico e idealizador do evento.

O programa conta com uma semana de atividades no campus da USP, em Santos, dois meses para os grupos de alunos estruturarem propostas de solução para as cidades e seis meses para que o melhor projeto seja desenvolvido.

Programação

Entre as autoridades que participarão da cerimônia de abertura estão o Ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, o Reitor da Universidade de São Paulo, Marco Antonio Zago, o Diretor da Escola Politécnica da USP, José Roberto Castilho Piqueira, o cônsul-geral de Portugal em São Paulo, Paulo Lopes, o diretor-presidente do Fundo Patrimonial Amigos da Poli, Máximo Hernandes, e o presidente do Conselho Administrativo da Raia Drogasil, Antonio Carlos Pipponzi.

No evento estão previstos painéis para debate, abordando temas como “Desatando os nós: um debate sobre mobilidade urbana”, “Energia: geração, distribuição e sustentabilidade” e “Saneamento e meio ambiente: desafios de uma metrópole”. A programação completa está disponível no link.

Serviço:

Evento: Encontro Internacional para Liderança na Engenharia (EILE)

Data: de 5 a 10 de setembro

Horário: das 9h às 18h

Local: Santos - Praça Cel. Narciso Andrade, s/nº. Edifício Cesário Bastos – USP Santos

Assessoria de Imprensa do Grêmio Politécnico

Fabio Elizeu

(11) 99279-9879

O vídeo de divulgação do evento está disponível no link https://www.youtube.com/watch?v=oT0C8QoxTHk