Escola Politécnica da USP

usp.br

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Início Comunicação Notícias Arquivo de notícias Santos será sede do “Encontro Internacional para Liderança na Engenharia”, organizado pela USP

Santos será sede do “Encontro Internacional para Liderança na Engenharia”, organizado pela USP

Estudantes brasileiros e estrangeiros deverão propor soluções para a Cidade do Futuro

Entre os dias 5 e 10 de setembro de 2016, o Grêmio da Escola Politécnica da USP (Poli-USP), com apoio da Universidade de São Paulo, promove o Encontro Internacional para Liderança na Engenharia (EILE), evento que tem como objetivo congregar 48 alunos brasileiros e estrangeiros para debaterem o tema “Cidade do Futuro” ao longo de uma semana de imersão, e discutir o desenvolvimento de projetos que possam contribuir para solucionar problemas enfrentados pelas cidades brasileiras. O evento será realizado em três etapas. Após uma semana de atividades no campus Santos da USP, os grupos de alunos terão dois meses para estruturarem propostas de soluções, e mais seis meses para o desenvolvimento do melhor projeto.

Para o reitor da Universidade de São Paulo (USP), Marco Antonio Zago, apesar de as cidades representarem oportunidades de melhorias sociais e econômicas para seus habitantes, a vida urbana traz uma série de desafios. “Há questões a serem enfrentadas diariamente, como desemprego, mobilidade, sustentabilidade, condições de moradia, violência, entre outros”, afirma Zago.

O Encontro Internacional para Liderança na Engenharia (EILE) é um programa organizado pelo Grêmio Politécnico - associação dos alunos da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo - e conta com o apoio da USP. O programa envolve 48 alunos de graduação, brasileiros e estrangeiros e terá como tema “Cidade do Futuro”. “O EILE é um projeto inovador, pois explora o multiculturalismo, a multidisciplinaridade, a integração do meio acadêmico com os setores público e privado e o espírito empreendedor dos alunos”, ressalta Eduardo Raya, ex-presidente do Grêmio Politécnico e idealizador do evento.

O programa conta com uma semana de atividades no campus da USP, em Santos, dois meses para os grupos de alunos estruturarem propostas de solução para as cidades e seis meses para que o melhor projeto seja desenvolvido.

Programação

Entre as autoridades que participarão da cerimônia de abertura estão o Ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, o Reitor da Universidade de São Paulo, Marco Antonio Zago, o Diretor da Escola Politécnica da USP, José Roberto Castilho Piqueira, o cônsul-geral de Portugal em São Paulo, Paulo Lopes, o diretor-presidente do Fundo Patrimonial Amigos da Poli, Máximo Hernandes, e o presidente do Conselho Administrativo da Raia Drogasil, Antonio Carlos Pipponzi.

No evento estão previstos painéis para debate, abordando temas como “Desatando os nós: um debate sobre mobilidade urbana”, “Energia: geração, distribuição e sustentabilidade” e “Saneamento e meio ambiente: desafios de uma metrópole”. A programação completa está disponível no link.

Serviço:

Evento: Encontro Internacional para Liderança na Engenharia (EILE)

Data: de 5 a 10 de setembro

Horário: das 9h às 18h

Local: Santos - Praça Cel. Narciso Andrade, s/nº. Edifício Cesário Bastos – USP Santos

Assessoria de Imprensa do Grêmio Politécnico

Fabio Elizeu

(11) 99279-9879

Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

O vídeo de divulgação do evento está disponível no link https://www.youtube.com/watch?v=oT0C8QoxTHk