Escola Politécnica da USP

usp.br

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Início Comunicação Notícias Arquivo de notícias Delegação norueguesa visita Tanque de Provas Numérico

Delegação norueguesa visita Tanque de Provas Numérico

Objetivo do contato foi debater possíveis cooperações entre o laboratório e instituições de pesquisa do país, que tem forte atuação na área de óleo e gás

O laboratório Tanque de Provas Numérico da Escola Politécnica da USP recebeu, na última quinta-feira, dia 21 de setembro, uma delegação norueguesa que incluía pesquisadores e representantes do governo do país. Participaram da recepção o Pró-Reitor de Pesquisa da USP, José Eduardo Krieger, o diretor da Poli-USP, professor José Roberto Castilho Piqueira, o coordenador do TPN, professor Kazuo Nishimoto, o professor Eduardo Aoun Tannuri e outros pesquisadores do laboratório. A Norwegian University of Science and Technology já possui algumas iniciativas com o TPN em pesquisa e intercâmbio de docentes e pesquisadores.

Os visitantes puderam conhecer as instalações do Simulador Marítimo Hidroviário (SMH), desenvolvido por uma equipe coordenada pelo professor Eduardo Aoun Tannuri, e o Calibrador Hidrodinâmico, onde são realizados os ensaios das embarcações em sistemas oceânicos em ondas. O Tanque de Provas Numérico é um centro de desenvolvimento multidisciplinasr onde diversas áreas de conhecimento de engenharia interagem para o desenvolvimento de sistemas marítimos e oceânicos, ambiente no qual o Brasil possui grandes reservas de óleo e gás.