Início Comunicação Notícias Arquivo de notícias Teses da Poli figuram entre as melhores da USP

Teses da Poli figuram entre as melhores da USP

Entre 25 teses premiadas, duas teses da Escola Politécnica ficaram entre as três premiadas da área de Engenharias

A Universidade de São Paulo realizou, na tarde desta quarta-feira, dia 28 de setembro, a Premiação Tese do Ano, que oferece um reconhecimento à nove das melhores teses desenvolvidas nos mais de 225 programas de pós-graduação da universidade. Cada programa indicou uma tese, que foram classificadas entre nove diferentes áreas de conhecimento, entre elas Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas, Ciências da Saúde, Ciências Sociais Aplicadas, Engenharias, Linguística, Letras e Artes e Multidisciplinar.

Realizada pelo quinto ano, a premiação reconhece as nove melhores teses de cada área, e confere mais 16 menções honrosas, conforme explicou o presidente da Comissão de Análise do Prêmio, Paulo Alberto Nussenzveig, que ressaltou a importância deste reconhecimento entre os muitos trabalhos de qualidade indicados para a premiação. O vice-reitor da USP, Vahan Agopyan, ressaltou que acredita que premiações como esta são uma das mais importantes solenidades da universidade, ao passo que valorizam trabalhos merecedores de destaque.

O Pró-Reitor de Pós-graduação, Carlos Gilberto Carlotti Jr., também destacou a importância do reconhecimento da excelência, e afirmou que as teses premiadas tem a qualidade esperada pela sociedade que financia as atividades da universidade, e são um reflexo dos esforços de interdisciplinaridade e internacionalização promovidos pelas últimas gestões.

Na grande área de Engenharias, que teve a seleção coordenada pelo professor da Escola Politécnica da USP, Raul Gonzalez Lima, que indicou os docentes de outras universidades que avaliaram os trabalhos, o prêmio foi recebido pelo agora doutor Fernando Mitsuyama Cardoso, com o trabalho “Estimativa do movimento de estruturas em imagens ecográficas”. Fernando foi orientado pelo professor Sérgio Shiguemi Furuie, e realizou seu doutorado no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica. Em seu trabalho, o engenheiro desenvolveu um sistema para aprimorar exames de ultrassom com modelos matemáticos que simulam uso do ultrassom em exame de câncer de mama e cateterismo.

Já entre as duas menções honrosas concedidas nesta área, uma ficou com o trabalho de Francisco José Profito, “Desenvolvimento de técnicas avançadas para a modelagem dos regimes elastohidrodinâmico e misto de lubrificação de mancais de deslizamento”, desenvolvida sob orientação do professor Demetrio Cornilios Zachariadis, no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica. O pesquisador da desenvolveu um sistema de simulação que viabiliza aumento da eficiência de motor, um software que simula o contato entre superfícies lubrificadas.

A lista completa de premiados está disponível no link.