Início Comunicação Notícias Arquivo de notícias Laboratório da Poli realiza workshop sobre tecnologias de operação de gás natural em plataformas

O Tanque de Provas Numérico da USP (TPN-USP) realizará, entre 9 e 11 de agosto, o workshop “Desenvolvimento Tecnológico e Operacional de Sistemas FLNG no Brasil”. A sigla FLNG significa Floating Liquefied Natural Gas, uma plataforma petrolífera de produção, armazenamento e descarga que possui equipamentos para liquefação de gás natural oriundos dos reservatórios de óleo e gás. O transporte desse gás liquefeito para os navios é classificado como uma operação de risco que depende das condições ambientais do local de operação, porém não existem normas bem definidas devido ao número reduzido deste tipo de plataforma.

O evento apresentará os principais resultados de um projeto de pesquisa desenvolvido pelo TPN em parceria com a Frade Japão Petróleo, que detalhou os possíveis problemas existentes nas operações de transbordo e de projeto de plataformas FLNG, e desenvolveu ferramentas, critérios e procedimentos que podem ser utilizados para colocar um sistema deste tipo na Bacia de Santos. Serão apresentadas também as principais lacunas tecnológicas, e principais ferramentas, além de treinamento de pessoal para execução de projeto e operação do FLNG.

O evento é gratuito e aberto aos interessados, principalmente técnicos da ANP, alunos e pesquisadores, e será realizado no TPN, que fica na Av. Prof. Mello Moraes, 2231, cidade universitária, São Paulo-SP. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser realizadas pelo e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.  ou pelo telefone (11) 2648-6094.