Escola Politécnica da USP

usp.br

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Início Comunicação Notícias Arquivo de notícias SIICUSP divulga selecionados para participar da etapa internacional

SIICUSP divulga selecionados para participar da etapa internacional

Dos projetos apresentados na Poli-USP, 30 foram indicados para a próxima fase do Simpósio

Dos 30 projetos escolhidos para a segunda etapa do Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP (SIICUSP) na área de Engenharia, 29 deles são da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP). O evento ocorreu na Escola nos dias 19 a 22 de setembro, e agora os selecionados devem se preparar para realizar uma segunda apresentação, em inglês, no Centro de Difusão Internacional da Universidade (CDI) nos dias 24 e 25 de outubro.

Durante os dois dias, os estudantes devem expor o pôster sobre o trabalho em língua inglesa. Além da apresentação das melhores pesquisas em todas as áreas, haverá uma programação paralela com palestras relacionadas à comunidade científica. A programação já está disponível no site do evento e pode ser acessada aqui.

A avaliação na etapa internacional ocorrerá de maneira similar ao que foi feito na anterior. Um comitê composto de pesquisadores convidados pela Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP-USP) estará presente e indicará os melhores projetos da USP para representarem a Universidade em outros eventos ou prêmios, no Brasil ou fora.

Por que fui/não fui selecionado - A escolha se iniciou após os avaliadores inserirem suas notas em um sistema online da USP. Em 2017, foram 234 inscritos e 140 presentes.

A Comissão de Pesquisa da Poli-USP ficou encarregada, então, de escolher aproximadamente 15% melhores trabalhos de acordo com os critérios estabelecidos pela PRP e por ela própria. Apenas os estudantes que fizeram apresentações presenciais durante o evento e cujo resumo tenha sido recomendado para publicação participaram da seleção para a etapa internacional.

Visando garantir um equilíbrio entre as áreas, os alunos foram, primeiramente, separados entre: Civil, Química, Elétrica e Mecânica. Todos também deveriam ter duas notas iguais ou maiores que oito, amenizando assim a subjetividade das avaliações. Após essa seleção inicial, eles foram classificados por média, e as 30 melhores notas foram selecionadas.

Dentre os selecionados, sete desenvolveram seus trabalhos sem qualquer tipo de bolsa.

A PRP irá contatar os alunos indicados informando os procedimentos a serem seguidos para essa nova fase de apresentações.

Projetos indicados para a etapa internacional - Um dos 30 projetos escolhidos para a etapa internacional é de Cesar Augusto Mendes Tessariolli, cujo orientador é o professor Henrique Takashi Moriya, docente do Departamento de Engenharia de Telecomunicações e Controle (PTC) da Poli, que possui linhas de pesquisa em Engenharia respiratória e processamento de sinais biológicos. O trabalho do aluno buscou criar um sistema capaz de monitorar a ventilação respiratória em camundongos e extrair parâmetros de sua respiração forçada.  Com desenvolvimentos posteriores, esse monitoramento poderá ser utilizado para um melhor entendimento de como funciona o sistema respiratório humano.

Além dele, Vinícuis Hideyuki Shinya também está na lista para concorrer na etapa internacional. O estudante pesquisou métodos eficientes de decantação decompostos como a sílica e o carbonato de cálcio para evitar o entupimento. A orientação da pesquisa foi feita pelo docente Marcelo Seckler, do Departamento de Engenharia Química (PQI) da Poli.

Confira a lista de classificados para a etapa internacional aqui