Escola Politécnica da USP

usp.br

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Início Comunicação Notícias Arquivo de notícias Amigos da Poli realiza cerimônia em homenagem aos professores da Escola

Amigos da Poli realiza cerimônia em homenagem aos professores da Escola

A Escola Politécnica da USP recebeu ontem, dia 16 de outubro, uma homenagem aos docentes promovida pelo Fundo Patrimonial Amigos da Poli. O evento foi organizado em parceria com a Diretoria da Escola, e contou com a participação do professor José Roberto Castilho Piqueira, diretor da Poli, e da professora Liedi Légi Bariani Bernucci, vice-diretora, além de membros do corpo docente.

A celebração foi realizada no Auditório Professor Francisco Romeu Landi, e contou com a apresentação do Acappolli, um grupo de estudantes da USP, principalmente de engenharia, que canta Acappella, ou seja, sem instrumentos musicais, e tem como objetivo levar música para os corredores da Escola Politécnica. Os jovens cantaram, entre outras músicas internacionais, A Banda e Roda Viva, de Chico Buarque, e receberam elogios do diretor pela iniciativa de seu projeto artístico.

O diretor da Poli considera esta celebração um marco para a Escola, devido ao papel de qualidade desempenhado pelos docentes na formação dos estudantes. “Vivemos um novo momento em que a aproximação entre as partes é muito importante. Ter um momento de confraternização entre professores e alunos muda a dinâmica das relações entre estes na nossa Escola, e melhora o seu patrimônio moral”, ressaltou o professor Piqueira.

Peter Sonnenberg, diretor vice-presidente do Amigos da Poli, apresentou os últimos projetos do Fundo e ressaltou, como ex-aluno da Poli, a importância dos professores em sua trajetória. O engenheiro relatou que mudou radicalmente sua carreira para seguir o setor de educação e, ao levantar os motivos que fazem real diferença no aprendizado, concluiu que o trabalho do professor é o que torna o ensino mais eficaz. “Como o professor se porta em sala de aula, o ambiente escolar propício para o aprendizado, a relação de confiança entre professor e aluno, o professor ter alta expectativa sobre seus alunos. E isso é o que acontece aqui na Poli, e faz sairmos daqui tão bem formados”, ressaltou Peter.

O professor Antonio Carlos Seabra, do Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos da Poli-USP, realizou uma apresentação na qual refletia os papéis desempenhados pelos docentes. “Eu acredito que a ética é uma das bases para que tornemos nossas alunas e nossos alunos grandes engenheiros, líderes e agentes de inovação. Acredito que tudo isso tem a ver com uma postura ética, com criar um ambiente de respeito ao próximo. Tanto em postura individual como coletiva - pensando na nossa comunidade externa, mas também pensando na nossa comunidade politécnica”.

A cerimônia teve também as palavras do professor Pedro Luiz Pizzigatti Corrêa, do Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais, que ressaltou o papel importante da interação com os ex-alunos para o desenvolvimento de projetos, como as parcerias com o Amigos da Poli. A transmissão do evento pode ser acessada no link, no canal do YouTube da Poli-USP.

Confira as fotos do evento em nosso álbum no Flickr