Início Comunicação Notícias Arquivo de notícias Amigos da Poli realiza cerimônia em homenagem aos professores da Escola

Amigos da Poli realiza cerimônia em homenagem aos professores da Escola

A Escola Politécnica da USP recebeu ontem, dia 16 de outubro, uma homenagem aos docentes promovida pelo Fundo Patrimonial Amigos da Poli. O evento foi organizado em parceria com a Diretoria da Escola, e contou com a participação do professor José Roberto Castilho Piqueira, diretor da Poli, e da professora Liedi Légi Bariani Bernucci, vice-diretora, além de membros do corpo docente.

A celebração foi realizada no Auditório Professor Francisco Romeu Landi, e contou com a apresentação do Acappolli, um grupo de estudantes da USP, principalmente de engenharia, que canta Acappella, ou seja, sem instrumentos musicais, e tem como objetivo levar música para os corredores da Escola Politécnica. Os jovens cantaram, entre outras músicas internacionais, A Banda e Roda Viva, de Chico Buarque, e receberam elogios do diretor pela iniciativa de seu projeto artístico.

O diretor da Poli considera esta celebração um marco para a Escola, devido ao papel de qualidade desempenhado pelos docentes na formação dos estudantes. “Vivemos um novo momento em que a aproximação entre as partes é muito importante. Ter um momento de confraternização entre professores e alunos muda a dinâmica das relações entre estes na nossa Escola, e melhora o seu patrimônio moral”, ressaltou o professor Piqueira.

Peter Sonnenberg, diretor vice-presidente do Amigos da Poli, apresentou os últimos projetos do Fundo e ressaltou, como ex-aluno da Poli, a importância dos professores em sua trajetória. O engenheiro relatou que mudou radicalmente sua carreira para seguir o setor de educação e, ao levantar os motivos que fazem real diferença no aprendizado, concluiu que o trabalho do professor é o que torna o ensino mais eficaz. “Como o professor se porta em sala de aula, o ambiente escolar propício para o aprendizado, a relação de confiança entre professor e aluno, o professor ter alta expectativa sobre seus alunos. E isso é o que acontece aqui na Poli, e faz sairmos daqui tão bem formados”, ressaltou Peter.

O professor Antonio Carlos Seabra, do Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos da Poli-USP, realizou uma apresentação na qual refletia os papéis desempenhados pelos docentes. “Eu acredito que a ética é uma das bases para que tornemos nossas alunas e nossos alunos grandes engenheiros, líderes e agentes de inovação. Acredito que tudo isso tem a ver com uma postura ética, com criar um ambiente de respeito ao próximo. Tanto em postura individual como coletiva - pensando na nossa comunidade externa, mas também pensando na nossa comunidade politécnica”.

A cerimônia teve também as palavras do professor Pedro Luiz Pizzigatti Corrêa, do Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais, que ressaltou o papel importante da interação com os ex-alunos para o desenvolvimento de projetos, como as parcerias com o Amigos da Poli. A transmissão do evento pode ser acessada no link, no canal do YouTube da Poli-USP.

Confira as fotos do evento em nosso álbum no Flickr