A obra “Tecnologia, Inovação e Arte” se encontra no prédio da Engenharia Elétrica e é resultado da produção coletiva de alunos, professores e funcionários da Escola

Uma cerimônia de inauguração realizada nesta segunda-feira (27/11) marcou a finalização do mural “Tecnologia, Inovação e Arte”, obra idealizada por Andruchak que se encontra no prédio de Engenharia Elétrica da Escola Politécnica da USP (Poli). Um dos maiores muralistas do Brasil, Andruchak também é politécnico, e havia entregue o mural há mês atrás para que os professores, funcionários e alunos da instituição pudessem participar da pintura dessa obra de arte.

O descerramento da placa oficial que marca a inauguração da obra foi feito pelo diretor da Poli-USP, professor José Roberto Castilho Piqueira, pelo docente organizador da iniciativa, Antonio Carlos Seabra, e pelo próprio artista. Seabra agradeceu a ajuda do professor Antonio Zuffo, que também integrou o time que organizou a construção do mural, e da diretoria da Escola, que viabilizou a ideia.

Piqueira afirmou estar muito satisfeito com o resultado do mural, e agradeceu a intensa participação dos alunos, professores e funcionários durante a pintura do mesmo. “Estou terminando a minha gestão muito contente, pois vejo um dos meus maiores desejos realizados: a comunidade politécnica se unindo para cuidar da Escola”. Ao final, ainda aconselhou os presentes. “Tomem posse da Poli para preservar nosso patrimônio físico, histórico e moral”, concluiu.

Andruchak fez mestrado em computação gráfica na Poli-USP e o doutorado na Escola de Comunicações e Artes da USP (ECA-USP). Atualmente, leciona na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e já chegou a realizar mais de 100 murais no Brasil e no exterior. Emocionado, ele destacou a importância que a obra tem para a sua carreira, dada a sua formação ter sido feita, em parte, na Escola. “Me lembrei da primeira vez que cheguei aqui, e todos os desafios que tive que enfrentar desde então”.

O mural possui 20 metros quadrados e mostra figuras que se relacionam ao universo da Engenharia Elétrica e da Computação. Animais como o rato, mascote da Poli, e a coruja, representando a educação e a difusão do conhecimento, são exemplos presentes na obra. Para saber mais sobre ela e sua construção, acesse: https://www.poli.usp.br/pt/comunicacao/noticias/arquivo-de-noticias/2497-mural-artistico-na-poli-usp-e-entregue-para-comunidade-concluir-pintura.html.

Confira as fotos da cermônia: https://www.flickr.com/photos/poliusp/albums/72157690179360155/with/24810105608/.