Escola Politécnica da USP

usp.br

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Início Comunicação Notícias Arquivo de notícias Melhores projetos da pós de Engenharia de Computação da Poli-USP são premiados

Melhores projetos da pós de Engenharia de Computação da Poli-USP são premiados

No total, foram premiadas dez pesquisas de um total de 43 trabalhos

Dez pesquisas foram premiadas no VI Workshop de Pós-Graduação de Engenharia de Computação da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), realizado nesta quinta-feira (23/11), na Cidade Universitária, em São Paulo. As selecionadas foram escolhidas entre 44 trabalhos de mestrado e doutorado inscritos no workshop e que foram orientados por docentes da Escola, com foco na produção de novos conhecimentos e inovações em Engenharia da Computação.

A área de concentração Engenharia de Computação do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da Poli-USP conta com três linhas de pesquisa: Sistemas de Informação e Aplicações Computacionais; Organização de Sistemas Computacionais; e Metodologias de Computação.

Na abertura do workshop, o diretor da Poli, José Roberto Castilho Piqueira, lembrou que a pós-graduação em Engenharia da Computação da Poli-USP foi avaliada pela Capes com nota seis, o que sinaliza um alto nível de excelência. “Essa nota é construída por meio do trabalho constante de vocês, professores e alunos, e pelo esforço da Escola em aprimorar nossos programas de pós”, completou ele, se referindo ao sistema de avaliação dos cursos de pós-graduação do Brasil feito pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação, e cuja nota máxima concedida é sete.

O professor da Poli, Jorge Rady de Almeida, coordenador da área de Computação e um dos membros da comissão organizadora do workshop, explicou que o objetivo do evento foi promover a integração entre os estudantes e professores envolvidos nas atividades da pós-graduação em Engenharia da Computação. “Sabemos que muitos grupos acabam por agir de forma mais isolada e procuramos promover essa integração por meio do workshop, iniciativa que já está em sua sexta edição e é considerada um sucesso”, afirmou.

A chefe do Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais e integrante do Comitê Científico do workshop, professora Anna Reali, destacou a oportunidade que o workshop proporciona aos participantes de interagirem com os colegas. “Esta é uma oportunidade de conhecer mais de perto o trabalho de todos os alunos que atuam nas diversas linhas de pesquisa do Departamento”, apontou. 

O keynote speaker do evento foi o professor Wilson Vicente Ruggiero, que fez uma apresentação sobre inovação. Ele falou sobre as diversas fases do processo de inovação – do nascimento de uma ideia inovadora, passando pela pesquisa, desenvolvimento, implantação, difusão e análise das consequências dessa inovação quando chega a seu usuário. E deu também diversos exemplos de inovações que enfrentaram grandes obstáculos, como o projeto de Steve Jobs na Apple para desenvolver o Macintosh, e a criação do laptop pela Toshiba.

Além da palestra do professor Ruggiero e das sessões orais com apresentação de um conjunto de 12 trabalhos de pesquisas, selecionados entre os 44 e previamente pelo Comitê Científico, os participantes também assistiram a apresentação da professora Ana Maria de Castro Badiali, supervisora da Biblioteca Engenharia Eletrica da Poli, que falou sobre “seleção de revistas para publicação e identificação do pesquisador USP”.

Confira abaixo a lista dos projetos premiados, cujos certificados foram entregues aos autores no final do workshop:

Apresentação Oral:

André Proto, com a orientação de Tereza Cristina Melo de Brito Carvalho. "A study of distance metrics for energy-based anomaly detection of IoT devices".

Leila Cristina Bergamasco, com a orientação de Fátima Nunes. "3D medical objects processing and retrieval using Spherical Harmonics: a case study with Congestive Heat Failure MRI exams".

Gabriel Freitas Viscondi, com a orientação de Solange Nice Alves de Souza e Marcelo de Paulo Corrêa. "Machine learning for Solar Photovoltaics Eletricity Generation Forecasting: the influence of data quality and number os meteorological parameters on forecast accurancy".

Ligia Maria Moreira Zorello, com a orientação de Tereza Cristina Melo de Brito Carvalho. "Comparative Analysis of Matching Algorithms for Green D2D Communication".

Everton Rodrigues Reis, com a orientação de Jaime Simão Sichman. "PROFTS: A MultiAgent System for Stock Portfolio Managment".

Felipe Leno da Silva, com a orientação de Anna Helena Reali Costa. "Integrating Agent Advice and Previous Task Solutions in MultiAgent Reinforcement Learning".

Pôsteres - Mestrado

Renata Brasil Silva, com a orientação de Fábio Levy Siqueira. "Impacto das práticas de Engenharia de Requisitos na degradação da arquitetura de software em projetos usando XP".

Rodrigo Cesar Bonini, com a orientação de Anna Helena Reali Costa. "Transferinig Probabilistic Partial Policies in Reinforcement Learning".

Pôsteres - Doutorado

Derick Moreira Baum, com a orientação de João Batista Camargo Júnior. "Impact Assessment os Uas Operations on Airport Capacity Applying Contigency Operations".

Maritza Carvalho Francisco, com a orientação de Solange Nice Alves de Souza. "Porposta de arquitetura de referência de qualidade de dados para ambiente analítico em Big Data".

Confira as fotos do workshop no álbum da Poli no Flickr