Início Comunicação Notícias Arquivo de notícias RCGI quer estreitar laços com melhores universidades do Reino Unido

RCGI quer estreitar laços com melhores universidades do Reino Unido

Como parte da estratégia, dois diplomatas britânicos visitam a sede da instituição nesta terça-feira (12/12), na Poli-USP

Na próxima terça-feira (12/12), o Fapesp Shell Research Centre for Gas Innovation (RCGI) recebe o embaixador do Reino Unido no Brasil, Vijay Rangarajan, e a cônsul-geral britânica, Joanna Crellin, para uma visita em sua sede na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), na capital paulista. Os dois diplomatas foram convidados pelo professor emérito da Faculdade de Economia e Administração da USP (FEA/USP), Jacques Marcovitch, para conhecer os trabalhos do RCGI e da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin.

Em um primeiro momento, eles serão recepcionados com um almoço na FEA/USP, do qual participam Julio Meneghini, diretor científico do RCGI; José Goldemberg, presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp); Jacques Marcovitch, professor da FEA e organizador da visita; Carlos Alberto de Moura Ribeiro Zeron, diretor da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin; Camila Villard Duran, professora da Faculdade de Direito da USP; e Tercio Ambrizzi, professor do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP (IAG/USP).

A visita ao RCGI acontece no início da tarde, durante a qual serão apresentados e discutidos projetos de pesquisa e colaboração com universidades do Reino Unido. Eles incluem acordos de colaboração e projetos conjuntos, em curso ou realizados no passado recente, tais como o Programa de Duplo Diploma de Doutorado Imperial College London - USP e os projetos colaborativos entre o Sustainable Gas Institute (SGI) e o RCGI. O diretor científico da Fapesp, Carlos Henrique de Brito Cruz, participará desse encontro.

“O objetivo desta visita é estreitar laços com as melhores universidades do Reino Unido para aumentar a internacionalização e o intercâmbio entre pesquisadores. Além do Imperial College London, com quem já temos um excelente relacionamento e que abriga o SGI, uma instituição “irmã” do RCGI, estamos em contato cm Oxford para um Projeto SPRINT”, revela Meneghini. SPRINT é a sigla para São Paulo Researchers in International Collaboration. Trata-se de uma estratégia de organização que consiste no anúncio simultâneo de oportunidades de colaboração internacional com diversos parceiros da Fapesp.

Sobre o RCGI: O RCGI – Fapesp-Shell Research Centre for Gas Innovation realiza pesquisas de classe mundial para desenvolver produtos e processos inovadores, e estudos que viabilizem a expansão do uso do gás no Brasil de forma sustentável. Os pesquisadores do centro atuam em quatro programas: Engenharia, Físico/Química, Políticas de Energia e Economia, e captura e armazenamento de carbono. Sediado na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, na capital paulista, o RCGI é financiado com recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e da empresa Shell. Saiba mais: http://www.rcgi.poli.usp.br/pt-br/

**********************

ATENDIMENTO A IMPRENSA