Escola Politécnica da USP

usp.br

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Início Comunicação Notícias Arquivo de notícias Docente da Poli é professor convidado na University of South Australia

Docente da Poli é professor convidado na University of South Australia

O professor Laurindo de Salles Leal Filho, chefe do Departamento de Engenharia de Minas e de Petróleo da Escola Politécnica, foi convidado para atuar como professor adjunto e pesquisador no Ian Wark Research Institute da University of South Australia. Durante quatro anos, ele realizará pesquisas e orientações em conjunto com a universidade australiana.

Segundo o docente, o convite intensificará o relacionamento acadêmico com a universidade, possibilitando que alunos da Poli possam realizar suas pesquisas no Ian Wark Research Institute – um centro de excelência em fenômenos de superfície aplicados à solução de problemas da indústria. “Esta colaboração possibilitará a utilização de sofisticados equipamentos de análise da superfície dos minerais, cujos recursos para compra e manutenção são inviáveis quando não se tem escala”, explica.

Leal Filho conta que a aproximação com a universidade e o instituto surgiu a partir de sua atuação na rede de internacional de pesquisa “Mineral Flotation”, que é coordenada pela AMIRA – uma associação internacional de empresas do setor mínero-metalúrgico que financia projetos de pesquisa envolvendo as melhores universidades do mundo. No âmbito das empresas de mineração de fosfato, a Vale é a maior patrocinadora do projeto AMIRA.

No Ian Wark Research Institute, a expectativa é que as pesquisas com a Escola Politécnica contribuam para a geração de conhecimento aplicado à natureza dos minérios de regiões tropicais e sub-tropicais. “Brasil e Austrália possuem características e desafios comuns que constituem um amplo e fértil campo de colaboração”, finaliza.