Início Comunicação Notícias Arquivo de notícias FEBRACE divulga os projetos que participarão da Intel ISEF

FEBRACE divulga os projetos que participarão da Intel ISEF

Mais uma Intel ISEF (International Science and Engineering Fair) está a caminho e, como todos os anos, a FEBRACE (Feira Brasileira de Ciências e Engenharia) selecionou 9 projetos para fazer parte da delegação brasileira que representará nosso País na maior feira de ciências e engenharia pré-universitária do mundo. De 8 a 13 de maio de 2011, esses jovens cientistas vão competir com projetos de mais de 50 países, reunidos em Los Angeles, Califórnia.

A nona edição da mostra de projetos da FEBRACE, que aconteceu de 22 a 24 de março nas dependências da Escola Politécnica, recebeu mais de 300 projetos finalistas. Todos foram avaliados por profissionais do mercado e por pesquisadores – mestres e doutores – da Universidade de São Paulo e universidades parceiras, somando aproximadamente 280 avaliadores voluntários. Nos dias 25 e 26 de março, foram anunciados os prêmios das instituições apoiadoras; os grandes destaques de cada categoria e também a seleção mais esperada pelos participantes: os quinze estudantes que participarão da  62a Intel ISEF.

A delegação da FEBRACE será composta por 9 projetos selecionados, contando com 15 estudantes e 9 professores. Os participantes irão representar os estados do Amazonas, Ceará, Maranhão, Pará, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo; além de representantes da organização da FEBRACE e da imprensa nacional.

Sobre a Intel ISEF

A Intel ISEF (International Science and Engineering Fair) é uma Feira Internacional de Ciências e Engenharia realizada anualmente, em maio, nos EUA. Para participar da Intel ISEF, o estudante precisa ser indicado por meio de uma das feiras nacionais credenciadas ao redor do mundo.

Desde 1950, um estado norte americano diferente hospeda a feira. Neste ano, a 62a edição da feira será em Los Angeles, a maior cidade do estado da Califórnia. No último ano, a feira aconteceu em San Jose, também no estado da Califórnia, e os estudantes brasileiros selecionados pela FEBRACE, MOSTRATEC e Escola Americana de Campinas trouxeram para casa o impressionante número de 21 prêmios, conquistando assim o terceiro lugar entre os países mais premiados, ficando atrás somente dos Estados Unidos e da China.

Este ano, a delegação da FEBRACE será representada por projetos nas áreas de biológicas, engenharia, exatas, humanas e saúde. Confira a lista dos projetos abaixo:

- Avaliação dos parâmetros físico-químicos e dos aspectos ambientais no desenvolvimento de um carvão alternativo

Carlos Guilherme Lopes Grotto / Imperatriz - MA

- O índice constitucional

Ana Sofia Cardoso Monteiro / Recife - PE

- Pesquisando a Ação Larvicida do Melão-de-São-Caetano

Rafael Carmo da Costa / Abaetetuba - PA

- TouchingNotes II - música para os sentidos

Vinícius Guilherme Müller / Novo Hamburgo - RS

- Produzindo Bio-DME, transformando poluição em energia

Lucas Ribeiro Mata / Macaé - RJ

- Padronização e uso de “sulfitômetro” para detecção rápida de sulfitos em pescados