Início Comunicação Notícias Arquivo de notícias Prédio do Cirquinho da Poli será reformado

Prédio do Cirquinho da Poli será reformado

Neste mês de abril, começarão as obras de reforma do bloco A do prédio do Biênio, conhecido como Cirquinho, da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP). Entre os objetivos delas estão a melhoria da curva de visibilidade dos auditórios e o tratamento acústico contra o excesso de reverberação nas salas de aula, bem como o aumento do conforto térmico de todas as dependências do edifício. As obras incluem ainda a instalação de infraestrutura do sistema de ar condicionado, além todos os equipamentos, redes de tubulação, de dutos e difusores e elétrica.

O projeto, que foi objeto de licitação, prevê duas grandes intervenções, uma nas salas de aula e outro na área central do Cirquinho, onde hoje há depósitos e um local para um jardim interno. No primeiro caso, o objetivo é melhorar as condições de utilização, diminuindo o excesso de inclinação entre as carteiras, além de resolver os problemas térmicos e acústicos. Essa parte da reforma incluirá ainda a construção de escada de acesso para a sala de experimento e exposições anexa às salas de aula.

Para resolver o problema da inclinação, serão eliminados pelo menos três espelhos de degraus, com a elevação do piso e adequação da curva de visibilidade. No caso das deficiências acústicas, elas serão eliminadas por meio de tratamento no teto, piso e paredes, com a instalação de placas refletoras nas paredes e forro acústico, por exemplo. Para garantir o conforto térmico do ambiente, serão instalados sistema de ventilação mecânica, ar condicionado ou climatizado, além de ser feito tratamento com isolamento do calor da laje de cobertura.

Com a segunda grande intervenção, a área central do Cirquinho terá seu espaço ampliado, com a demolição das paredes divisórias entre os depósitos e o jardim interno, transformando o local num único piso de 138 metros quadrados. Além disso, será feita uma cobertura para a área, com ventilação e iluminação permanente, bem como instaladas bancadas de apoio. No total, serão investidos R$.1.800.000,00 na reforma, cujas obras deverão estar concluídas no final de 2011.