Início Comunicação Notícias Arquivo de notícias Delegação brasileira conquista 12 prêmios na Intel Isef

Delegação brasileira conquista 12 prêmios na Intel Isef

Nas cerimônias de premiação da Intel ISEF 2011 – a maior feira pré-universitária de ciências e engenharia do mundo, 16 estudantes brasileiros marcaram presença e conquistaram 11 prêmios e uma menção honrosa. Os jovens cientistas fizeram parte da delegação brasileira, composta por 32 estudantes, responsáveis por 21 projetos que foram finalistas nas principais feiras nacionais: a FEBRACE, que foi realizada em março último na Escola Politécnica, em São Paulo; a MOSTRATEC, de Novo Hamburgo (RS); e a da Escola Americana de Campinas (SP).

A Intel ISEF (Internacional Science and Engineering Fair) está em sua 62ª edição e reuniu neste ano em Los Angeles, California (EUA), de 8 a 13 de maio, 1.500 estudantes pré-universitários de 65 países. Trata-se de uma competição de projetos de pesquisa que oferece mais de US$ 4 milhões em prêmios.

Abaixo, a lista dos estudantes brasileiros premiados na Feira, em duas cerimônias: a “Special Awards Ceremony” e a “Grand Awards Ceremony”, realizadas nos dias 12 e 13 de maio, respectivamente. Sete dos projetos premiados foram selecionados pela FEBRACE.

Vinícius Guilherme Müller, 19, da Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, de Novo Hamburgo (RS), com o projeto "TouchingNotes II", selecionado pela FEBRACE, conquistou o 3º lugar na categoria Engenharia Mecânica e Elétrica e o prêmio de mil dólares.

Marcelo Jung Eberhardt, 18, e Patrick Comassetto Fuhr, 18, da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, de Novo Hamburgo (RS), com o projeto "Biolixiviação Anti-cromo" selecionado pela MOSTRATEC, conquistaram o 3º lugar na categoria Gestão Ambiental e o prêmio de mil dólares.

Ana Sofia Cardoso Monteiro, 16, do Colégio Marista São Luís, Recife (PE), com o projeto "O Índice Constitucional", selecionado pela FEBRACE, conquistou o 4º lugar na categoria Ciências Sociais e Aplicadas e o prêmio de 500 dólares.

Tiago Tolone Craveiro de Oliveira, 17, e Adriana Ferreira Santana, 17, da ETEC Getúlio Vargas, de São Paulo (SP), com o projeto "Oleoquímica", selecionados pela FEBRACE, conquistaram o 4º lugar na categoria Gestão Ambiental e o prêmio de quinhentos dólares.

Vanessa Estefano Uriza, 16, e Lorraine da Silva Campos, 16, da Escola Americana de Campinas, de Campinas (SP), com o projeto "Preparation of Hyaluronic Acid Nanoparticles with A. chica for Applications in Wound Healing" conquistaram o 4º lugar na categoria Engenharia e o prêmio de quinhentos dólares.

Kawoana Trautman Vianna (*), 18, da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Veira da Cunha, de Novo Hamburgo (RS), com o projeto "Análise da impregnação de nanopartículas de dióxido de zircônio e de prata com quitosana em um tecido para tratamentos de saúde II", selecionado pela MOSTRATEC, conquistou o 4º lugar em Medicina Ciências da Saúde e o prêmio de quinhentos dólares.
(*) O estudante que foi selecionada pela FEBRACE para participar como finalista da Intel ISEF 2010.

Heitor Geraldo da Cruz Santos(*), 16, do Colégio GGE, de Recife (PE), com o projeto “A problematização como estratégia pedagógica em educação nutricional: uma abordagem socioconstrutivista”, selecionado pela MOSTRATEC, conquistou o 3º lugar do prêmio American Psychological Association e quinhentos dólares; e o prêmio China Association for Science and Technology (CAST) e três mil dólares

(*) O estudante que foi selecionado pela FEBRACE para participar como finalista da Intel ISEF 2010.

Leonardo de Oliveira Bodo, 17, do Colégio Dante Alighieri, de São Paulo (SP), com o projeto “Tecendo Saúde: A tecitura de substâncias antimicrobianas a partir da ooteca da aranha Phoneutria Nigriventer II”, selecionado pela MOSTRATEC, conquistou o 5º lugar do prêmio American Society for Microbiology e duzentos e cinquenta dólares.

Matheus Manuppella, 17, do Colégio Hebraico Brasileiro Renascença, de São Paulo (SP), com o projeto “Métodos educacionais para atual juventude e portadores de déficit de atenção e/ou hiperatividade”, selecionado pela MOSTRATEC, conquistou o prêmio IIT College of Psychology e bolsa de estudos no valor de 15.000 dólares por ano, durante 4 anos no IIT Institute of Psychology.

Amanda De La Rocque Rodrigues(*), 20, Carlos Henrique Leite da Silva(*), 19 e Paolo Damas Pulcini(*), 19, da Escola Técnica Estadual Getúlio Vargas, de São Paulo (SP), com o projeto “Sulfonação de Poliestireno: Aplicação na retenção de íons de metais pesados da água II”, selecionado pela MOSTRATEC, conquistaram o prêmio National Collegiate Inventors and Innovators Alliance/The Lemelson Foundation e mil dólares.

(*) Os estudantes que foram selecionados pela FEBRACE para participar como finalistas da Intel ISEF 2010.

Lucas Ribeiro Mata, 17, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense, de Macaé (RJ), com o projeto “Produzindo Bio-DME, transformando poluição em energia”, selecionado pela FEBRACE, recebeu menção honrosa do International Council on Systems Engineering - INCOSE.