Escola Politécnica da USP

usp.br

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Início Comunicação Notícias Arquivo de notícias Delegação brasileira conquista 12 prêmios na Intel Isef

Delegação brasileira conquista 12 prêmios na Intel Isef

Nas cerimônias de premiação da Intel ISEF 2011 – a maior feira pré-universitária de ciências e engenharia do mundo, 16 estudantes brasileiros marcaram presença e conquistaram 11 prêmios e uma menção honrosa. Os jovens cientistas fizeram parte da delegação brasileira, composta por 32 estudantes, responsáveis por 21 projetos que foram finalistas nas principais feiras nacionais: a FEBRACE, que foi realizada em março último na Escola Politécnica, em São Paulo; a MOSTRATEC, de Novo Hamburgo (RS); e a da Escola Americana de Campinas (SP).


A Intel ISEF (Internacional Science and Engineering Fair) está em sua 62ª edição e reuniu neste ano em Los Angeles, California (EUA), de 8 a 13 de maio, 1.500 estudantes pré-universitários de 65 países. Trata-se de uma competição de projetos de pesquisa que oferece mais de US$ 4 milhões em prêmios.

Abaixo, a lista dos estudantes brasileiros premiados na Feira, em duas cerimônias: a “Special Awards Ceremony” e a “Grand Awards Ceremony”, realizadas nos dias 12 e 13 de maio, respectivamente. Sete dos projetos premiados foram selecionados pela FEBRACE.

Vinícius Guilherme Müller, 19, da Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, de Novo Hamburgo (RS), com o projeto "TouchingNotes II", selecionado pela FEBRACE, conquistou o 3º lugar na categoria Engenharia Mecânica e Elétrica e o prêmio de mil dólares.

Marcelo Jung Eberhardt, 18, e Patrick Comassetto Fuhr, 18, da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, de Novo Hamburgo (RS), com o projeto "Biolixiviação Anti-cromo" selecionado pela MOSTRATEC, conquistaram o 3º lugar na categoria Gestão Ambiental e o prêmio de mil dólares.

Ana Sofia Cardoso Monteiro, 16, do Colégio Marista São Luís, Recife (PE), com o projeto "O Índice Constitucional", selecionado pela FEBRACE, conquistou o 4º lugar na categoria Ciências Sociais e Aplicadas e o prêmio de 500 dólares.

Tiago Tolone Craveiro de Oliveira, 17, e Adriana Ferreira Santana, 17, da ETEC Getúlio Vargas, de São Paulo (SP), com o projeto "Oleoquímica", selecionados pela FEBRACE, conquistaram o 4º lugar na categoria Gestão Ambiental e o prêmio de quinhentos dólares.

Vanessa Estefano Uriza, 16, e Lorraine da Silva Campos, 16, da Escola Americana de Campinas, de Campinas (SP), com o projeto "Preparation of Hyaluronic Acid Nanoparticles with A. chica for Applications in Wound Healing" conquistaram o 4º lugar na categoria Engenharia e o prêmio de quinhentos dólares.

Kawoana Trautman Vianna (*), 18, da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Veira da Cunha, de Novo Hamburgo (RS), com o projeto "Análise da impregnação de nanopartículas de dióxido de zircônio e de prata com quitosana em um tecido para tratamentos de saúde II", selecionado pela MOSTRATEC, conquistou o 4º lugar em Medicina Ciências da Saúde e o prêmio de quinhentos dólares.
(*) O estudante que foi selecionada pela FEBRACE para participar como finalista da Intel ISEF 2010.

Heitor Geraldo da Cruz Santos(*), 16, do Colégio GGE, de Recife (PE), com o projeto “A problematização como estratégia pedagógica em educação nutricional: uma abordagem socioconstrutivista”, selecionado pela MOSTRATEC, conquistou o 3º lugar do prêmio American Psychological Association e quinhentos dólares; e o prêmio China Association for Science and Technology (CAST) e três mil dólares

(*) O estudante que foi selecionado pela FEBRACE para participar como finalista da Intel ISEF 2010.

Leonardo de Oliveira Bodo, 17, do Colégio Dante Alighieri, de São Paulo (SP), com o projeto “Tecendo Saúde: A tecitura de substâncias antimicrobianas a partir da ooteca da aranha Phoneutria Nigriventer II”, selecionado pela MOSTRATEC, conquistou o 5º lugar do prêmio American Society for Microbiology e duzentos e cinquenta dólares.

Matheus Manuppella, 17, do Colégio Hebraico Brasileiro Renascença, de São Paulo (SP), com o projeto “Métodos educacionais para atual juventude e portadores de déficit de atenção e/ou hiperatividade”, selecionado pela MOSTRATEC, conquistou o prêmio IIT College of Psychology e bolsa de estudos no valor de 15.000 dólares por ano, durante 4 anos no IIT Institute of Psychology.

Amanda De La Rocque Rodrigues(*), 20, Carlos Henrique Leite da Silva(*), 19 e Paolo Damas Pulcini(*), 19, da Escola Técnica Estadual Getúlio Vargas, de São Paulo (SP), com o projeto “Sulfonação de Poliestireno: Aplicação na retenção de íons de metais pesados da água II”, selecionado pela MOSTRATEC, conquistaram o prêmio National Collegiate Inventors and Innovators Alliance/The Lemelson Foundation e mil dólares.


(*) Os estudantes que foram selecionados pela FEBRACE para participar como finalistas da Intel ISEF 2010.

Lucas Ribeiro Mata, 17, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense, de Macaé (RJ), com o projeto “Produzindo Bio-DME, transformando poluição em energia”, selecionado pela FEBRACE, recebeu menção honrosa do International Council on Systems Engineering - INCOSE.