Escola Politécnica da USP

usp.br

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Início Comunicação Notícias Arquivo de notícias Professor da Poli escreve capítulo do “Welding Handbook” da AWS

Professor da Poli escreve capítulo do “Welding Handbook” da AWS

Os Welding Handbook’s da AWS são os mais importantes na área de soldagem no mundo. Os aços inoxidáveis duplex são materiais importantes para a exploração de petróleo no Pré-Sal e na indústria de óleo e gás.

Foi lançada recentemente, nos Estados Unidos, a 9ª edição do volume 4, parte 1, do Welding Handbook da American Welding Society (AWS) – volume que trata da soldagem dos materiais e suas aplicações. O capítulo de soldagem de aços inoxidáveis e aços resistentes ao calor foi escrito por oito especialistas de reconhecida competência pela comunidade técno-científica. O engenheiro metalurgista Sérgio Duarte Brandi, professor associado do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais, é um deles. Ele foi convidado a escrever sobre o tema “Aços inoxidáveis duplex”.

O texto produzido por ele é resultado de um apanhado de teses, dissertações, trabalhos de formatura, artigos nacionais e internacionais de seus orientados, que foram produzidos desde 1994, em uma de suas linhas de pesquisa. A tese de doutoramento do prof. Sérgio Duarte Brandi, orientada pelo Prof. Dr. Ângelo Fernando Padilha, foi pioneira na soldagem desses aços no Brasil.

O volume 4 apresenta a soldagem de aços carbono, baixa, média e alta liga além dos ferros fundidos e da soldagem subaquática. O autor trata da soldagem dos aços inoxidáveis duplex baixa liga (lean duplex), duplex, superduplex e hiperduplex por diferentes processos e as transformações de fase que alteram suas propriedades.

De acordo com Brandi, estas ligas têm grande potencial de aplicação em áreas como a construção civil, a indústria do papel e celulose, a indústria química e a indústria do óleo e gás, em particular no Pré-Sal, entre outras.

O livro é usado, mundialmente, no ensino de graduação, pós-graduação e na atividade profissional, principalmente nas áreas de engenharia civil, mecânica, química, naval e metalurgia e materiais. Com 760 páginas e inúmeras ilustrações, a 9ª edição do Welding Handbook Volume 4 – Materiais and applications – Part 1 foi publicado em 2011 pela American Welding Society (AWS), com sede nos Estados Unidos.