Início Comunicação Notícias Arquivo de notícias Projeto da Poli evita perda de grãos no transporte rodoviário

Projeto da Poli evita perda de grãos no transporte rodoviário

Um produto inovador, desenvolvido na Escola Politécnica para evitar a perda de grãos no transporte rodoviário, conquistou o 5° Prêmio AEA de Meio Ambiente, na categoria Acadêmica. Promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA), o prêmio foi entregue no 13º Jantar Anual de Meio Ambiente da AEA, no último dia 13, em São Paulo.

O produto realiza de maneira automatizada todo o processo de enlonar e desenlonar, e foi desenvolvido pelos engenheiros Stergios Pericles Tsiloufas, Cesar Monzu Freire, Renato Ramirez Viana Neves e Paulo Carlos Kaminski, da Poli-USP, e Sérgio de Paula Pellegrini, da Universidade de Tecnologia de Delft, na Holanda.

Os autores explicam que não há limitações relacionadas às dimensões da carroceria e nem com relação ao tipo de grão a ser transportado. Há ainda a possibilidade de aplicar o produto na vedação de vagões de trem, balsas graneleiras ou no transporte de produtos granulados não alimentícios. A invenção foi registrada no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

O trabalho traz uma contribuição importante para o setor, uma vez que cerca de 10 milhões de toneladas de grãos são perdidos anualmente no transporte, ao custo de R$ 2,7 bilhões. O montante representa uma área superior a 2,6 milhões de hectares, equivalente ao Estado de Alagoas. Segundo o IBGE, 67% da carga agrícola brasileira é transportada pelo sistema rodoviário.