Escola Politécnica da USP

usp.br

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Início Comunicação Notícias Arquivo de notícias Poli-USP e IBM fecham parceria em capacitação e certificação

Poli-USP e IBM fecham parceria em capacitação e certificação

Além de adquirir conhecimentos em tecnologias IBM, alunos da Poli têm agora acesso a certificações por um preço bem abaixo do praticado no mercado.

A Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) acaba de fechar uma parceria com a IBM com o objetivo de capacitar e certificar alunos de graduação e pós-graduação da Poli em tecnologias IBM. Essa parceria ocorre no âmbito do programa IBM Smart Professional, que traz como principais benefícios a capacitação de profissionais de acordo com as necessidades do mercado, acesso às certificações IBM com custo de apenas US$ 30 (o custo normal é de US$ 200) e a participação na comunidade IBM developerWorks.

Segundo o professor Jorge Luís Risco Becerra, coordenador do Programa Smart Profissional e professor do Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais da Poli, a meta é que 120 alunos participem do programa por semestre. Em um primeiro momento participam alunos da área de Engenharia da Computação, mas em breve todos os alunos e professores da Poli serão beneficiados. “A universidade enxerga a iniciativa como uma oportunidade de troca de experiências entre a área acadêmica e uma das maiores companhias tecnológica do mundo, além de garantir um ensino de qualidade, alinhado com o mercado de trabalho; para o aluno, é o acesso ao conhecimento e a oportunidade de obter, a um custo muito baixo, algumas das certificações mais valorizadas do mercado de TI; e para a IBM, esta é uma forma inteligente de disseminar sua tecnologia aos futuros profissionais. Trata-se de uma iniciativa em que todos ganham”, observa.

O programa IBM Smart Professional é dividido em Ciclos de Capacitação, envolvendo a certificação em uma ou mais tecnologias de produtos IBM (IM - Information Management, Rational, Lotus, WebSphere e Tivoli), além de certificações , RUP, SOA, BPM, XML e Cloud Computing. “Nesta primeira turma da Poli as certificações serão em WebSphere Process Server, Desenvolvimento de Aplicativos WebSphere e Analista de Processos de Negócio”, explica Becerra.

De acordo com a IBM, as disciplinas e certificações que contemplam cada ciclo são escolhidas de acordo com a demanda de profissionais pelo mercado local, seguindo as linhas de atuação da instituição de ensino que lidera o programa.

No início de cada Ciclo de Capacitação Smart Professional é realizada uma aula inaugural, que explica os detalhes sobre as certificações envolvidas, os recursos de aprendizado online disponíveis através dos sites da IBM e o cronograma do projeto. “Esta apresentação será feita por uma parceira da IBM, a CertSys, empresa incubada no Cietec e criada por um ex-aluno da Poli, que também dará orientações aos alunos nesta fase. As provas de certificações deverão ocorrer em agosto e a Poli será a certificadora”, afirma Becerra.

Os recursos de aprendizado estão disponíveis no portal IBM Academic Initiative, que disponibiliza, gratuitamente, para as universidades parceiras, o acesso ao material dos cursos oficiais IBM, além de outros benefícios. São utilizados também cursos online disponíveis via IBM Virtual Innovation Center e livros, papers, tutorias e webcasts armazenados no developerWorks.

“Esta é a primeira vez que firmamos uma parceria envolvendo certificações. Com o sucesso desse programa, esperamos fechar acordos semelhantes com outros players do mercado”, diz Becerra.