Início Comunicação Notícias Arquivo de notícias Workshop tratará dos impactos das mudanças climáticas na zona costeira

Workshop tratará dos impactos das mudanças climáticas na zona costeira

Evento vai apresentar principais resultados das pesquisas da Rede Litoral,

que reúne cientistas da Poli, do ITA, do Inpe e da Unifei

Com o objetivo de trocar informações e divulgar os principais resultados já alcançados, será realizado no dia 28 de julho III Workshop da Rede Litoral “Mudanças Climáticas Globais e impactos na zona costeira: modelos, indicadores, obras civis e fatores de mitigação/adaptação”. O evento ocorrerá das 9h às 17h, na Sala Bandeirantes no Edifício Paula Souza (Engenharia Civil), da Escola Politécnica da Universidade da Universidade de São Paulo (Poli-USP).

A Rede Litoral é formada por pesquisadores e docentes da Poli, dos institutos Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), além de professores visitantes. Trata-se de um projeto financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), por meio do edital de temas estratégicos Ciências do Mar, com duração de quatro anos (2010-2014).

De acordo com o professor titular Paolo Alfredini, do Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental (PHD), da Poli, cada uma das instituições participantes da Rede Litoral desenvolve pesquisa em torno de um eixo temático, mas trocando informações e complementando atividades. “O objetivo é estudar o impacto das mudanças climáticas no litoral norte de São Paulo (São Sebastião, Caraguatatuba, Ubatuba e Ilha Bela)”, explica Alfredini, representante da Poli na rede.

No caso do workshop, ele explica que é uma exigência da Capes que se organize um evento desses a cada semestre. A programação do que será realizado no dia 28 inclui relatos sintetizando os trabalhos e resultados dos eixos temáticos e uma reunião interna com os membros da Rede Litoral, para discussão sobre o andamento do projeto e planejamento. Haverá ainda uma conferência sobre debris-flow (avalanche de detritos), que será proferida pelo professor Maurizio Rosso, do Politecnico di Torino, da Itália.

ATENDIMENTO À IMPRENSA

Acadêmica Agência de Comunicação