Escola Politécnica da USP

usp.br

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Início Comunicação Notícias Arquivo de notícias Setor da mineração é tema de evento na Poli

Setor da mineração é tema de evento na Poli

Encontro da Mineração na USP apresentará demandas por profissionais na indústria mineral

Será realizado na próxima semana, no dia 9 de novembro, às 14h, o Encontro da Mineração na USP, promovido pelo Departamento Engenharia de Minas e de Petróleo (PMI) da Escola Politécnica (EP). Com o slogan “Preparando os Engenheiros de Minas para a Mineração do Futuro”, o evento pretende promover a discussão sobre o desenvolvimento do setor de mineração, e apresentar a necessidade de investimentos na produção científica, tecnológica e principalmente na formação de recursos humanos na área.

O Encontro da Mineração na USP é uma iniciativa dos professores do Departamento Engenharia de Minas e de Petróleo (PMI), e conta com o apoio da Diretoria da Escola Politécnica. Estarão presentes no evento, além de docentes do PMI, grandes representantes da indústria mineral brasileira, como Vale, Votorantim, Anglo American e Yamana, que apresentarão as perspectivas para investimentos em mineração nos próximos anos (confira o programa abaixo).

Segundo o chefe do Departamento PMI, prof. Laurindo de Salles Leal Filho, os representantes das maiores mineradoras brasileiras estarão presentes no evento para apresentarem seus investimentos nos próximos anos e as demandas de mão de obra qualificada. “A mineração tem uma participação muito forte no bom desempenho econômico do Brasil, devido às exportações de commodities, como minério de ferro e alimentos, que demandam fertilizantes para sua produção em escala competitiva. A indústria mineral está se expandindo, e para isso precisa de profissionais especializados. O objetivo desse evento é o de trazer à USP os principais representantes da indústria mineral para levantar a discussão sobre a demanda de mão de obra, a importância da mineração para o Brasil e destacar a necessidade da ampliação do número de vagas no curso de Engenharia de Minas”, complementa o professor.

Ao final do evento será formalizado um acordo de cooperação com a primeira escola de engenharia de Moçambique, um país de língua portuguesa que hoje já começa a despontar na área de mineração, e onde serão criadas minas de carvão e fosfato, uma iniciativa da Vale.

O evento está inserido na 47ª Semana de Estudos Mínero-Metalúrgicos (SEMM), que conta com diversas atividades voltadas a Engenharia Metalúrgica, de Materiais, de Minas e de Petróleo, e acontecerá de 7 a 11 de novembro nos departamentos de Materiais e Metalurgia e de Minas e Petróleo da EP.

 

PROGRAMA DO EVENTO

14:30 - Recepção aos  convidados e composição da mesa diretora;

14:45 - Palavras de boas-vindas (Laurindo de S. Leal Filho)

15:00 - A Engenharia Mineral na Escola Politécnica da USP (Henrique Kahn)

15:20 - Panorama da Indústria Mineral Brasileira (representante do IBRAM)

15:40 – Perspectivas da Vale para Investimentos em Mineração (Lucio Cavalli)

16:00 – Perspectivas da Votorantim para Investimentos em Mineração (Marcelo Chamma)

16:20 - Perspectivas da Yamana para Investimentos em Mineração (Ludovico S. Costa)

16:40 - Perspectivas da Anglo American para Investimentos em Mineração (Walter Desimone)

17:00 – Reconhecimento do Departamento de Engenharia de Minas e de Petróleo àqueles que contribuíram para o seu desenvolvimento em 2011.

17:15 - Assinatura do convênio de cooperação entre EPUSP e o Instituto Superior Politécnico de Tete (Moçambique) para consolidar a implantação do curso de engenharia de minas em Moçambique.

17:20 - Encerramento do Evento

17:30-19:00 – Coquetel de confraternização.

 

Serviço

Encontro da Mineração na USP

Data: 9 de Novembro, a partir das 14h.

Local: Anfiteatro do Departamento de Engenharia de Minas e de Petróleo da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo

Av. Prof. Mello Moraes, 2.373 - Cidade Universitária – São Paulo - SP