Escola Politécnica da USP

usp.br

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Início Comunicação Notícias Arquivo de notícias 47ª SEMM começa com palestra sobre Inovação

47ª SEMM começa com palestra sobre Inovação

Confira os assuntos discutidos na Semana de Estudos Mínero-Metalúrgica de 2011

A 47ª Semana de Estudos Mínero-Metalúrgica (SEMM) começou nesta segunda-feira, dia 7 de novembro, nos departamentos de Materiais e Metalurgia e de Minas e Petróleo da Escola Politécnica(POLI/USP). A palestra de abertura contou com a presença do diretor da Escola Politécnica, prof. Dr. José Roberto Cardoso, que destacou a importância do evento – tradicionalmente organizado por alunos – e a relevância estratégica da área de minas, metalurgia e petróleo para o Brasil. 

A palestra de tema “Inovação”, que abriu a SEMM deste ano, foi apresentada pelo diretor de inovação do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), Fernando J. G. Landgraf, que discutiu o conceito de Inovação através de empreendimentos históricos como o Ciclo do açúcar no Brasil e o Projeto siderúrgico brasileiro, e ressaltou o papel dos estudantes, que futuramente farão parte do mercado, no desafio de promover a Inovação no Brasil. “O desafio é descobrir o que é mesmo novo para nós [brasileiros], e olhar além do que as pessoas fazem hoje. E esse desafio é de vocês [alunos]”, completou Landgraf.

O palestrante apresentou também o valor da Inovação em tecnologia para o desenvolvimento da economia de grandes potências econômicas como o Japão, e os desafios de implementar projetos inovadores e economicamente viáveis, através de metas quantitativas. “O costume de se definir aonde se quer chegar não existe na nossa cultura, não faz parte do mundo dos pesquisadores”, explicou o palestrante, que ressaltou a necessidade de observar o mercado, a viabilidade econômica e enxergar o potencial de um projeto para este tenha chances de ser bem sucedido, e tenha uma previsão de futuro. 

O evento continua até 11 de novembro nos Anfiteatros do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais (PMT) e do Departamento de Engenharia de Minas e de Petróleo (PMI) da Escola Politécnica da USP.

Outras informações no site do evento http://www.semm.com.br/.