Início Comunicação Notícias Arquivo de notícias Conheça os vencedores do X Concurso MetMat de Fotomicrografias da Poli/USP

Conheça os vencedores do X Concurso MetMat de Fotomicrografias da Poli/USP

Premiação do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais teve 71 trabalhos fotográficos inscritos

Foi realizada no dia 7 de dezembro de 2011, a entrega de prêmios do X Concurso MetMat de Fotomicrografias de Metalurgia e Materiais, organizado pelo Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli/USP). O evento contou com a presença do diretor e do vice-diretor da Poli/USP, José Roberto Cardoso e José Roberto Castilho Piqueira, do chefe do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais (PMT), Jorge Alberto Soares Tenório, dos professores do PMT e coordenadores do evento, Prof. Dr. Marcelo Breda Mourão e Prof. Dr. André Paulo Tschiptschin, além do representante da empresa Gerdau Aços Especiais, patrocinadora do concurso, Eng. Eugênio Zampini.

O objetivo do concurso é valorizar esteticamente os trabalhos de caracterização microestrutural por microscopia ótica e eletrônica. Como explicou o Prof. Dr. André Paulo Tschiptschin, o registro de fotos de microestruturas não se atém apenas ao aspecto científico e técnico da informação obtida em laboratório, mas compreende também, um exercício de imaginação no qual o pesquisador enxerga nas microestruturas cenas do cotidiano, imagens vindas do espaço ou mesmo desenhos e representações de épocas antigas. Foram premiados três trabalhos de microscopia ótica, três trabalhos de microscopia eletrônica e quatro trabalhos tiveram menções honrosas. Todas as fotos estão expostas no saguão do prédio do PMT, junto com uma retrospectiva de fotos premiadas nos concursos anteriores.

O concurso tem abrangência nacional e constitui um marco importante das atividades do departamento. “Há muitos anos, desde que me formei aqui [na Escola Politécnica], trabalhamos numa concepção de engenharia e de pesquisa que é a de estudar a relação entre microestrutura de materiais e suas propriedades. Uma escola de engenharia deve, sim, preocupar-se com a propriedade dos materiais. Entretanto, é difícil ‘engenheirar’ as propriedades dos materiais sem conhecer, estudar e tentar modificar as suas microestruturas. Por isso um grande número de profissionais da área de materiais e metalurgia de empresas e universidades trabalha com diversos tipos de microscopia, com o objetivo de melhorar a propriedade dos materiais, e hoje estão contribuindo com o registro fotográfico do seu trabalho para fins estéticos”, complementa o professor.

As fotos vencedoras do concurso podem ser acessadas pelo link http://www.pmt.usp.br/Concurso2011/exposicaotica2011.htm. As fotos do evento estão disponíveis no link http://ow.ly/7U7Bg .

Confira o nome dos vencedores

MICROSCOPIA ELETRÔNICA

1º prêmio - Revoada

Danilo Justino Carstan - UFABC