Escola Politécnica da USP

usp.br

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Início Comunicação Notícias Arquivo de notícias Vice-presidente da Westinghouse Eletric fará palestra na Poli/USP

Vice-presidente da Westinghouse Eletric fará palestra na Poli/USP

William Cummins falará sobre o AP1000, reator de usina nuclear
 considerado um dos mais seguros e econômicos do mundo.

O vice-presidente da Westinghouse Eletric, William Cummins, fará uma palestra na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli/USP) na próxima sexta-feira, dia 10 de fevereiro. O executivo falará sobre o reator AP1000, desenvolvido e produzido pela empresa, considerado um dos mais seguros e econômicos entre os disponíveis atualmente.

De acordo com a companhia, praticamente metade das 440 usinas nucleares existentes no mundo utilizam tecnologia desenvolvida por ela. O AP1000 é um reator de água pressurizada de 1.100 megawatts elétricos, que inclui recursos de segurança passiva para resfriar o reator, após um eventual acidente, sem necessidade de intervenção humana. Entre as vantagens apontadas pela Westinghouse está a construção em período acelerado: aproximadamente 36 meses entre começar a fase de concretagem e o primeiro carregamento do combustível. O reator tem certificação de Design da Comissão Reguladora Nuclear dos Estados Unidos (NRC).

“A Escola Politécnica adquiriu expertise em engenharia nuclear, especialmente pela parceria com a Marinha brasileira, e estamos trazendo um grande especialista, de destaque internacional, para falar sobre o tema”, afirma o vice-diretor da Escola Politécnica, José Roberto Castilho Piqueira.

A Poli, observa Piqueira, está atuando com efetividade na área e adquirindo posição de destaque em engenharia nuclear. “Para isso, é importante ouvir os grandes especialistas”, completa. A Escola deve criar um curso de graduação em Engenharia Nuclear, que deverá ser instalado em um campus a ser construído no Centro Experimental Aramar, em Iperó, interior de São Paulo, onde opera o núcleo de pesquisas da Marinha.

Serviço: A palestra AP1000 Passive Safety Systems – Superior Economic and Safety Performance será realizada no dia 10 de fevereiro, às 10 horas, na Sala S07, localizada no piso superior do Prédio da Engenharia Civil da Poli. A entrada é franca, mas é necessária confirmação de presença pelo e-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. "> Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .

Sobre o palestrante: William Cummins possui bacharelado pela Academia Naval americana, mestrado em Engenharia Aplicada pela Universidade da Califórnia, Davis, Livermore e MBA pela Universidade Duquesne. Em seus 35 anos de carreira na Westinghouse, passou por diversas funções ligadas à gerência de projetos, engenharia industrial e projetos de novas usinas. Antes de ingressar na empresa, ele serviu na Marinha americana por sete anos, com funções em engenharia e operações em dois submarinos nucleares. Atuou em variadas posições de gerência de projeto e programação do reator AP600 e do desenvolvimento e licenciamento do AP1000. Atualmente, é responsável por tecnologias de usina passivas na Westinghouse e também coordena as atividades de projeto para o Reator Modular de Pequeno Porte da Westinghhouse.