Início Comunicação Notícias Arquivo de notícias Programa de extensão oferece 900 bolsas para os alunos de graduação

Programa de extensão oferece 900 bolsas para os alunos de graduação

Alunos têm até 9 de março  para se inscrever no Programa Aprender com Cultura e Extensão

Estão abertas até o dia 9 de março as inscrições de alunos de graduação nos projetos do Programa Aprender com Cultura e Extensão. A finalidade do programa é fomentar as ações de cultura e extensão por meio das atividades do corpo discente da graduação em projetos, de forma a contribuir para a sua formação. Os projetos estão relacionados com o curso de graduação do aluno e com as metas da Universidade para o desenvolvimento da cultura e da extensão, e oferece bolsa auxílio no valor de R$400.

Serão oferecidas 900 bolsas para o período de agosto de 2012 a julho de 2013 em valor estipulado pela Comissão de Gestão das Políticas de Apoio à Permanência e Formação Estudantil (PAPFE) e equiparado ao valor das bolsas do Programa Ensinar com Pesquisa, com recursos provenientes do orçamento da Universidade. O aluno deverá cumprir carga horária de 40 horas mensais, e o projeto pode ter duração de até 12 meses, não havendo renovação.

Ao final do projeto, o bolsista deverá apresentar o relatório de atividades acadêmicas.

O vice-diretor da Poli, José Roberto Castilho Piqueira, orienta um projeto de extensão por ele proposto na última edição, e ressalta sua relevância para a formação ampla do aluno.  Segundo Piqueira, a participação de projetos de extensão dá ao aluno a possibilidade de compreender todas as dimensões da universidade, que não tem apenas o papel de formar profissionais, mas também o de gerar conhecimento e promover atividades que melhorem a qualidade de vida da sociedade. “Os serviços como cursos gratuitos, atendimento veterinário, atendimento odontológico, entre outros, são funções da universidade do ponto de vista social. O aluno entende o que vem a ser a universidade e transmite as principais finalidades da universidade além da formação acadêmica”.

Requisitos

A Poli conta com 17 projetos aprovados em diferentes áreas. Para se inscrever, o bolsista deverá ser aluno deve estar inscrito no Programa de Permanência Estudantil da USP, junto à COSEAS, regularmente matriculado em curso de graduação da USP e apresentar bom desempenho acadêmico atestado pelo histórico escolar, não podendo acumular bolsas, exceto auxílio de apoio do Programa de Permanência. Para acessar informações sobre a inscrição no Programa de Apoio à Permanência e Formação Estudantil (PAPFE)/COSEAS, acesse o link http://ow.ly/95mUM.

As bolsas serão prioritariamente destinadas a alunos de baixa renda, seguindo a política de inclusão social da USP. Os coordenadores dos projetos realizarão entrevistas com os alunos inscritos, e divulgarão os resultados pelo sistema Apolo. Aqueles que não forem selecionados inicialmente ficarão em uma lista de espera, e podem ser chamados caso haja desistência de algum bolsista.

Para outras informações, entre em contato com o Serviço de Cultura e Extensão, através do telefone 11 3091-5782.