Escola Politécnica da USP

usp.br

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte

Reaproveitamento de energia

Poli/USP cria dispositivo que aquece a água com o calor da geladeira.

A Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli/USP) acaba de patentear uma inovação que possibilita aproveitar o calor gerado pelo sistema de refrigeração da geladeira para aquecer a água da torneira de cozinha e chuveiro. Concebido pelo professor José Roberto Simões Moreira, coordenador do Laboratório de Sistemas Energéticos Alternativos (SISEA) do Departamento de Engenharia Mecânica da Poli, e pelo aluno de graduação Lucas Zuzarte, o projeto resultou em um dispositivo que pode ser usado tanto em residências como em estabelecimentos comerciais.

Leia mais...
 

Áreas de Risco

Pesquisa da Poli/USP propõe novo método para identificar
áreas susceptíveis a deslizamentos de terra em rodovias

Uma metodologia criada por um doutorando da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) pode ajudar a Defesa Civil a identificar pontos de deslizamento de terra em rodovias e mitigar possíveis acidentes nesses locais. A ferramenta utiliza imagens gratuitas tomadas por satélite como o Landsat para gerar mapas de relevo e de cobertura do solo e identificar cicatrizes de deslizamentos já ocorridos, bem como áreas com maior potencial de deslizamento. O estudo foi validado na cicatriz de um deslizamento ocorrido na Serra do Mar em 1999, no km 42 da via Anchieta.

Leia mais...
 

EFICIÊNCIA &

PRODUTIVIDADE


Poli apoia pequenas empresas de São Paulo. Até o final do ano, serão mais de 1.300 empresas atendidas.

 

A Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) participa do Projeto de Extensão Industrial Exportadora (PEIEX), programa do governo federal tocado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e que é direcionado para as pequenas empresas. Trata-se da oferta de um serviço de extensionismo e assistência para propor soluções para melhorar a eficiência e a produtividade dessas empresas.

Leia mais...
 

Laboratório High-Tech

Foram adquiridos 60 computadores de alta performance para o
primeiro laboratório, em Santos, do curso de Engenharia de Petróleo.

Foi inaugurado nesta semana (24/02), na unidade de Santos da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), o Laboratório Integrado de Simulação Tecnológica (LISTEC) do curso de Engenharia de Petróleo. Na ocasião, também foi realizada a aula inaugural da turma de 2015, proferida por Elias Ramos de Souza, superintendente de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico da Agência Nacional de Petróleo (ANP). O evento contou com a presença do diretor da Poli, José Roberto Castilho Piqueira, e do secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Santos, Omar Silva Júnior, entre outros.

Leia mais...
 

Parceria universidade-empresa

Enquanto alunos da Poli-USP aprendem na prática como explorar uma mina de calcário,
a empresa obtém maior eficiência no desmonte de rochas e agilidade na investigação geológica.

 

Um convênio assinado entre a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) e a Sociedade Extrativa Dolomia, dona de uma mina de calcário, em Taubaté (SP), está gerando benefícios para as duas partes. Para a empresa, a parceria trouxe mais eficiência no desmonte (explosões) das rochas que serão transformadas em produtos e maior agilidade na investigação geológica, para descobrir novos locais para explorar. Para a Poli, o benefício é que os alunos têm a oportunidade de interagir e atuar em operações de minas reais e não em simulações de computador.

Leia mais...
 

Rotas inteligentes

Viagens mais curtas e menos baldeações. Este foi o resultado de um
modelo matemático complexo, desenvolvido por um pesquisador da Poli.

 

Para tornar o transporte coletivo mais atrativo que o carro, não basta renovar frota, alterar o sistema viário e diminuir o preço da tarifa. É preciso também reorganizar as rotas das linhas de ônibus para encurtar o tempo das viagens e diminuir o número de baldeações – uma equação cuja solução exige modelos matemáticos complexos. A última fronteira nesta área foi ultrapassada por uma pesquisa da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli/USP).

Leia mais...