Escola Politécnica da USP

usp.br

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Início Comunicação Notícias Destaques Arquivo "Em foco" Abertas as inscrições para a FEBRACE 2012

Abertas as inscrições para a FEBRACE 2012

Os estudantes interessados em participar da décima edição da FEBRACE (Feira Brasileira de Ciências e Engenharia) podem enviar seus projetos para seleção até o dia 11 de novembro. A 10ª edição da FEBRACE irá acontecer nos dias 13, 14 e 15 de março de 2012 e tem o objetivo de despertar nos jovens o interesse pela ciência, estimulando a criatividade, a inovação e o empreendedorismo entre os estudantes pré-universitários.

 

Podem participar da feira alunos entre 14 e 20 anos, devidamente matriculados no 8º ou 9º ano do ensino fundamental, no ensino médio ou técnico de instituições públicas e privadas, que desenvolvam projetos a partir de métodos científicos e de engenharia. O tema escolhido deve se enquadrar em uma das seguintes categorias: Engenharia, Ciências Exatas e da Terra, Humanas, Sociais Aplicadas, Biológicas, da Saúde e Agrárias.

Realizada pela Escola Politécnica, por meio do Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI), a FEBRACE acontece todos os anos no campus da Universidade de São Paulo e é considerada a maior feira de ciências e engenharia do Brasil. Durante a feira, os estudantes apresentam suas ideias a uma comissão de avaliadores, composta por professores mestres e doutores da USP e de universidades parceiras.

Segundo a coordenadora geral da FEBRACE, Roseli de Deus Lopes, a FEBRACE dá aos estudantes a oportunidade de aprender com a ciência e descobrir que, além de prazeroso, esse contato pode render boas ideias. “Muitos trazem descobertas fundamentadas em observações, outros trazem soluções para problemas reais que os próprios jovens identificam em suas comunidades, e alguns inovam ao aprimorar soluções existentes”, exemplifica.

Como prêmio, os melhores projetos de cada área são contemplados com medalhas, troféus, certificados e equipamentos eletrônicos, além de prêmios institucionais como estágios, bolsas de estudo e visitas monitoradas às empresas parceiras. Os estudantes também podem ter seu projeto escolhido para participar de uma feira internacional. Isto porque a cada edição da FEBRACE são selecionados nove projetos para participar da Intel ISEF – a maior feira de ciências e engenharia do mundo que, em 2012, será realizada em Pittsburgh, nos Estados Unidos.

 

Como participar: 

 Seguindo as instruções do site da FEBRACE, os estudantes devem cadastrar seus projetos através de submissão eletrônica (www.febrace.org.br/submeter) ou postal (para o endereço indicado na página do formulário). A partir daí, eles terão apoio da equipe FEBRACE para realizar melhorias no projeto. Com o desenvolvimento do projeto, o cadastro deve ser atualizado com novas informações. Os estudantes devem ainda elaborar um relatório com a descrição de todas as etapas, resultados e conclusões.

O cadastro final deve ser enviado até o dia 11 de novembro contendo informações completas sobre os estudantes, o plano de pesquisa, os dados do trabalho, o resumo do projeto (com no máximo 2.000 caracteres), uma foto do mesmo e o relatório final.

A divulgação da lista dos projetos selecionados para participação na FEBRACE 2012 será feita no dia 16 de dezembro, no site www.febrace.org.br. Para mais informações, orientações sobre método de pesquisa e prazos, acesse o site e acompanhe a FEBRACE nas redes sociais: