FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

Iniciativa é oportunidade para estudantes e recém-formados, de cursos degraduação, mestrado e doutorado desenvolverem soluções de tecnologia mobile com foco em transformação social

O Instituto Claro abre as inscrições, até 12 de novembro, para participação na 12ª edição do programa Campus Mobile. Formatado para estimular o desenvolvimento de soluções por meio de aplicativos para dispositivos móveis, produtos e serviços do segmento de tecnologia que promovam impacto social e benefícios à população, o concurso de inovação é realizado pela Associação do Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC) com patrocínio do Instituto Claro e conta com apoio da Escola Politécnica (Poli) da USP e do beOn Claro, hub de inovação da Claro e Embratel. Com o objetivo de identificar e desenvolver jovens talentos, a iniciativa vai selecionar projetos focados na transformação social, que se enquadrem em uma das seis categorias: Diversidade, Educação, Entretenimento, Saúde, Smart Cities e Green Tech/Ag Tech. Nesta edição, a novidade são as categorias Entretenimento, que substitui Games, e Gree Tech/Ag Tech, que entra no lugar de Smart Farms.

 

Segundo Daniely Gomiero, diretora de Desenvolvimento Humano e Organizacional, Cultura e Sustentabilidade da Claro e vice-presidente de Projetos do Instituto Claro, as novas categorias foram desenhadas para ampliar o escopo anterior e permitir a inclusão de mais projetos que tenham sinergia com esses universos, da diversão e do campo. “Estamos trabalhando constantemente no aprimoramento deste programa. No ano passado, inovamos ao contemplar também soluções de alunos de mestrado e doutorado e, nesta edição, pensamos em como poderíamos deixar as categorias mais assertivas”, explica. 

 

Para participar, o candidato tem que ser maior de 18 anos, estar matriculado ou ter concluído, nos anos de 2022 ou 2023, graduação, mestrado ou doutorado em uma instituição de ensino superior no Brasil. Além disso, os inscritos precisam ser autores ou co-autores da idealização e execução do projeto proposto e as soluções devem contemplar obrigatoriamente o uso de telefonia móvel, sendo celulares ou outras plataformas que utilizem redes de telefonia móvel. 

 

Inscrições 

 

As inscrições, individuais ou em grupos de até 3 pessoas, podem ser realizadas no site do Instituto Claro, até o dia 12 de novembro de 2023. As equipes selecionadas serão anunciadas no mês de dezembro. Segundo a professora Roseli de Deus Lopes, professora de sistemas eletrônicos da Escola Politécnica da USP e coordenadora científica do Campus Mobile, “a participação de jovens estudantes em programas como o Campus Mobile contribui para sua formação acadêmica, incentiva o empreendedorismo e permite a aplicação na prática de conceitos trabalhados nas aulas do ensino superior. Além disso, o Campus Mobile aproxima jovens estudantes de empresas de telefonia, cria uma comunidade de desenvolvedores de soluções mobile e impulsiona suas carreiras. Vimos casos de jovens que, após participar do programa, passaram a acreditar no seu potencial e

encontraram seu caminho profissional”, afirma.

 

A 12ª edição do Campus Mobile será dividida em sete etapas: inscrição das ideias e

soluções; seleção e divulgação dos projetos escolhidos; desenvolvimento dos projetos;

semana de imersão; finalização de protótipos; e, por fim, uma viagem de imersão dos

ganhadores para o Vale do Silício, São Francisco (CA), nos Estados Unidos, quando os

estudantes terão a oportunidade de viver experiências em grandes universidades e

empresas de Inovação da Califórnia.

 

Ao longo das onze edições já realizadas, o Campus Mobile recebeu mais de 6 mil

projetos de ideias para aplicativos, inscritos por mais de 8 mil jovens de 271 municípios

brasileiros. Ao todo, foram premiadas 130 soluções. Para outras informações acesse o portal do Instituto Claro

 

SOBRE O CAMPUS MOBILE

O Campus Mobile é um concurso de inovação e empreendedorismo que busca

estimular estudantes universitários e jovens recém-formados a desenvolverem soluções por meio de aplicativos, produtos e serviços do segmento mobile que promovam impacto social e benefícios à população. A iniciativa é realizada pela Associação do Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC) em parceria com o Instituto Claro e com o apoio da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) e do beOn Claro, hub de inovação da Claro e Embratel. 

 

SOBRE O INSTITUTO CLARO

A área de Responsabilidade Social da Claro investe continuamente em ações

relacionadas à Educação e à Cidadania, por meio do Instituto Claro, com o objetivo de

atuar em frentes sociais que integram a tecnologia e a informação como fonte de

desenvolvimento e conhecimento. Desta forma, realiza e apoia projetos como o

Campus Mobile, o Educonex@o, o Programa Dupla Escola, entre outros. O Instituto

Claro é qualificado como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP)

pelo Ministério da Justiça, e é reconhecido pelo Departamento Global de Comunicação

das Nações Unidas (DGC/ONU) como uma organização não governamental corporativa

que promove os ideais e princípios sustentados pela Carta das Nações Unidas. Conheça

outras realizações no site do Instituto Claro.

 

Informações para a imprensa:

InPress Porter Novelli

imprensaclaro@inpresspni.com.br

 

Print Friendly, PDF & Email