Escola Politécnica da USP

usp.br

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte

Escritório Piloto

Fundado em 1953, o Escritório Piloto da Poli (EP) foi criado com o intuito de propiciar aos estudantes de engenharia civil da Escola Politécnica maior contato com aplicações práticas do conteúdo ministrado em sala de aula, por meio da realização de projetos de engenharia. Paralelamente, visava também um estreitamento das relações entre docentes e discentes, visto que todos os seus projetos deveriam ser acompanhados por professores.

Ao longo dos anos, o EP passou a contemplar outras áreas da engenharia da Poli e acabou abrindo espaço para todos os cursos da USP, tornando-se assim um Laboratório Interdisciplinar de Extensão Universitária. Uma grande mudança também ocorreu no escopo dos seus projetos. Diante da crescente demanda social, o EP passou a buscar maior interação entre a Universidade e a sociedade por meio de projetos de cunho socioambiental – o que possibilitou aos alunos participantes uma visão mais ampla do seu papel na sociedade, como cidadão e profissional.

Hoje, as atividades do EP visam uma extensão emancipadora e não assistencialista. Seus projetos não são baseados na simples prestação de serviços à comunidade, mas sim na busca por soluções colaborativas, introdução de  discussões de interesse social dentro da Universidade, questionamento do status quo e desenvolvimento de ferramentas reais de mudança social.

Além dos projetos desenvolvidos pelo Escritório, há também grupos parceiros que mantêm autonomia, mas que utilizam o espaço do EP e participam de suas discussões, como a Bandeira Científica e o PoliGNU.

O Escritório Piloto da Poli fica localizado na sala S-33 do prédio da Engenharia Civil da Escola Politécnica.
 
Mais informações:
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Telefone: 11 3091-5690