Escola Politécnica da USP

usp.br

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte

Documentos e atestados

{slide=Diploma de graduação}

O diploma de graduação é obrigatório para exercer a profissão em qualquer área da Engenharia. O documento tem como objetivo comprovar que o profissional possui grau de engenheiro. Para obter o diploma, o aluno, após receber a informação de que está apto a colar grau, deve pagar a taxa de expedição de diploma na tesouraria da Escola Politécnica. A montagem do processo é realizada pela Seção de Expedição de Diplomas. Os diplomas são registrados na Reitoria da USP e devolvidos para a Poli, onde são finalizados. O formado é avisado por e-mail quando seu diploma fica pronto.

{/slide}

{slide=2ª via diploma de graduação}

Em caso de modificação de dados, extravio, dano ou destruição do original do diploma de graduação é possível solicitar à Seção de Expedição de Diplomas a 2ª via do documento. Para a requisição, são necessários os seguintes procedimentos e documentos, endereçados ao Reitor da Universidade de São Paulo pelo interessado

  • Cópias autenticadas de certidão de nascimento ou casamento, RG, e CPF;
  • Relato da ocorrência, acompanhado da assinatura de pelo menos duas testemunhas, devidamente qualificadas;
  • Duas cartas de testemunhas afirmando o ocorrido com a 1ª via;
  • Comprovação da publicação do extravio do diploma, em órgão de imprensa de grande circulação no município onde se situa a unidade que o expediu, com antecedência de 30 (trinta) dias pelo menos;
  • Juntada aos autos do diploma original, nos casos de modificação de dados, danificação e de expedição de diploma especial.

    Após a aprovação do processo pela Congregação da Escola, o interessado pagará, na tesouraria da Poli, a taxa para a confecção do diploma, além de outra taxa, essa a ser recolhida na Reitoria da USP, referente ao registro de 2ª via. Depois de realizados os pagamentos, a Seção de Expedição de Diplomas envia o processo para registro na Reitoria da USP e na Poli. O aviso de que a 2ª via do diploma está pronta é enviado ao interessado por e-mail.

    As normas que regulam a expedição da 2ª via do Diploma de Graduação estão dispostas na Resolução Nº 5490, de 17 de Dezembro 2008. (D.O.E. - 20/12/2008).

    {/slide}

    {slide=Aplicação em MBA}

    O aluno formado pela Escola Politécnica que deseja ingressar em um curso de MBA, fora ou dentro da USP, pode solicitar à Seção de Expedição de Diplomas a documentação exigida para aplicação na especialização.

    A preparação dos documentos consiste no preenchimento dos formulários e na elaboração dos atestados de conclusão, classificação, explanação de notas, histórico escolar e o fechamento dos envelopes.

    Os interessados devem comparecer pessoalmente à Seção de Expedição de Diplomas para assinar a solicitação e efetuar o pagamento das taxas na tesouraria da Poli.

    {/slide}

    {slide=Conteúdo programático}

    O conteúdo programático, das disciplinas constantes nas estruturas curriculares dos cursos de graduação ministradas pela Escola Politécnica, pode ser solicitado à Seção de Expedição de Diplomas pelo aluno ativo ou formado, desde que o mesmo tenha cursado o conteúdo solicitado.

    Os interessados devem comparecer pessoalmente à Seção de Expedição de Diplomas para assinar a solicitação e efetuar o pagamento das taxas na tesouraria da Poli.

    {/slide}

    {slide=Histórico escolar}

    Para a solicitação do histórico escolar é necessário comparecer pessoalmente à Seção de Expedição de Diplomas. Feito o pedido, o aluno recebe um protocolo com a data de retirada do documento.

    {/slide}