Escola Politécnica da USP

usp.br

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte

Informações para empresa

As empresas interessadas em contratar alunos da Escola Politécnica como estagiários devem firmar um termo de cooperação com a Escola, por intermédio do Serviço de Estágios.

Após firmado o convênio, devem preencher um formulário apropriado para a divulgação das vagas, no qual é descrito o plano de atividades que o estudante exercerá durante o período de estágio, assim como os benefícios oferecidos (bolsa, vale refeição, transporte, etc.). O plano passa por uma triagem e classificação e, após ser aprovado pela Escola, é divulgado entre os alunos.

O processo de seleção dos estagiários é realizado pelas empresas, sem interferência da Escola. A seleção pode ser feita via anúncios divulgados na própria Poli ou pela convocação individual dos alunos após análise dos currículos disponíveis no banco de dados da Escola.

Os alunos contratados como estagiários assinam com a empresa um termo de compromisso - estabelecendo as condições de realização do estágio pela empresa e pelo estudante -, que tem o aval da Escola. A empresa também deve apresentar à Poli um plano de estágio, no qual descreve as atividades que serão realizadas pelo estagiário.

Os estágios cooperativos são classificados em níveis de ME1 a ME4, em função das qualificações desejáveis do aluno, bem como do grau de supervisão necessário. No primeiro módulo, o objetivo é que o aluno conviva e aprenda com as relações do trabalho. Já nos últimos, exige-se do estagiário uma postura de profissional formado.

Os módulos de estágio são considerados como disciplinas. Para medir o desempenho do aluno em cada módulo, são feitas avaliações baseadas no parecer do tutor (responsável pelo estagiário na empresa), no relatório de estágio e no parecer do coordenador de estágio da Poli.