Escola Politécnica da USP

usp.br

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte

Instruções para matrícula

Os alunos veteranos devem consultar o Júpiter Web para verificar os horários e as turmas das disciplinas oferecidas, antes de iniciar o processo de matrícula - exceto alunos do primeiro ano, cuja matrícula é inserida no sistema Júpiter automaticamente. Qualquer alteração nessa matrícula resulta na perda da vaga reservada. Esses alunos, após terem conhecimento da grade horária, podem solicitar matrícula em disciplinas nas quais pretendam cumprir débito e/ou antecipar.

Matrículas em disciplinas com reoferecimento e oferecimento via web
A solicitação de matrícula em disciplinas de reoferecimento e naquelas com oferecimento via web também deverá ser feita pelo sistema Júpiter. O aluno permanecerá inscrito na disciplina até que sejam aplicados os critérios específicos para a obtenção da matrícula. Verificar os critérios no campo “observações” da turma.

Matrículas de alunos não aprovados no número mínimo de créditos ou que não integralizaram créditos no prazo estipulado – Artigos 76 – I e II.
As matrículas dos alunos que não obtiveram aprovação em pelo menos 20% dos créditos nos dois semestres anteriores ou que não integralizaram os créditos no prazo máximo definido pela Congregação da unidade responsável pelo curso ou habilitação ficam sujeitas à decisão do Conselho de Graduação. Quem estiver nessa situação, deve encaminhar a solicitação de matrícula via formulário em papel, acompanhada de plano de estudo, ao Serviço de Graduação, dentro da data especificada no cronograma de matrícula divulgado pela Poli. Além disso, deve fazer a reserva das disciplinas diretamente no Júpiter Web, também respeitando o cronograma.

Matrículas em disciplinas com conflito de horário
Matrícula em disciplinas com conflito de horário, deve ser solicitada na secretaria do curso do aluno, via formulário em papel, durante o período de retificação de matrícula.

Matrícula em disciplinas optativas livres
Em período previsto no cronograma de matrícula, é possível requerer matrícula em disciplinas optativas, de outras unidades, diretamente no sistema Júpiter Web, via requerimento.

Matrícula em disciplinas do Ciclo Básico
Para as disciplinas ministradas pelo Instituto de Química, Matemática, Física e Faculdade de Direito, a matrícula deve ser solicitada diretamente na Secretaria do Ciclo Básico (Biênio).

Número de créditos permitidos
Em cada período letivo a carga horária mínima não poderá ser inferior a 12 créditos-aula semanais. Já a carga horária máxima permitida é de 40 créditos.

Trancamento de matrícula
Os requerimentos de trancamento de matrícula, parcial ou total, devem ser entregues no Serviço de Graduação, respeitando a data divulgada no calendário USP.