Escola Politécnica da USP

usp.br

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Início Ensino Graduação Ex-aluno Doações para a Poli

Doações para a Poli

O Fundo Patrimonial Amigos da Poli é uma associação que visa captar doações e aplicar os recursos oriundos desta captação em projetos na Poli, sendo sempre observadas as melhores práticas de governança e transparência e com foco na perpetuidade e manutenção do capital doado.

 

Breve Histórico

A história da Associação teve início em 2009, quando um grupo de ex-alunos começou a buscar a criação de um modelo de apoio à Poli que tivesse atributos que permitissem uma ampla captação de recursos.

À medida que a Equipe de Organização do Amigos da Poli foi realizando pesquisas e reuniões com potenciais doadores, professores, gestores de entidades do terceiro setor e diversas outras personalidades ilustres, a Associação foi tomando corpo e forma, de modo que a atual estrutura é uma síntese de todas as sugestões e críticas coletadas ao longo dos últimos dois anos.

 

Como está Organizado

A Associação Fundo Patrimonial Amigos da Poli nasce com um fundo patrimonial que possui recursos financeiros oriundos da doação de diversos amigos da Poli, de forma que a gestão dos recursos fica a cargo de profissionais de mercado e a decisão da utilização dos recursos fica a cargo de um Conselho Deliberativo indicado por doadores. Convém salientar que uma das posições do Conselho é reservada a um docente da Poli.

 

Posicionamento

A Associação é, do ponto de vista jurídico, independente da Poli, sendo seus recursos geridos exclusivamente pela própria associação e sendo vedado o comprometimento dos mesmos com o orçamento corrente da Escola. Esta iniciativa zela pela preservação do caráter público da Universidade de São Paulo e pela manutenção de sua total autonomia política, financeira e administrativa.

 

Baixe o Estatuto do Amigos da Poli:

http://www.amigosdapoli.com.br/media/20140813-ata-registrada-da-age-e-estatuto-.pdf

 

Assista ao vídeo institucional da Associação

Abrir no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=sIFFNz7HPdY

 

Veja abaixo os depoimentos de quem já fez doações para a Poli:

  • “A origem da nossa empresa é alemã e temos uma tradição e cultura de cooperação muito fortes com as universidades. Na Alemanha somos uma das empresas que mais colaboram com as instituições de pesquisa locais. Aqui no Brasil nós avaliamos que esse tipo de cooperação ainda não evoluiu da maneira que deveria. Mas sempre que podemos cooperamos com a Escola Politécnica e outras instituições brasileiras porque acreditamos que isso é bom par...
    Leia mais...
  • “A Autodesk tem muitos vínculos com a área acadêmica em todos os países em que atua e, no Brasil, é parceira de diversas instituições há décadas. Mas o que diferencia a parceria com a Escola Politécnica foi o nível inédito de envolvimento. Equipes da empresa e da Poli trabalharam juntas para que o “Civil 3D” fosse adotado como plataforma tecnológica para a disciplina de Projetos de Transporte; professores e alunos receberam treinament...
    Leia mais...