Escola Politécnica da USP

usp.br

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte

Vestibular

A Escola Politécnica oferece 17 cursos de graduação, com cinco anos de duração, agrupados em quatro áreas da Engenharia: Civil, Elétrica, Mecânica e Química. Desses cursos, 15 são semestrais e dois – Engenharia de Computação e Engenharia Química – têm características que os diferenciam dos demais: eles são organizados em períodos quadrimestrais e realizados em cooperação com empresas.

O ingresso na Poli é realizado pelo vestibular da FUVEST, anualmente, nos meses de novembro (primeira fase) e janeiro (segunda fase). A Poli oferece um total de 750 vagas para o curso de Engenharia. A cada ano, cerca de 12 mil candidatos se inscrevem no vestibular para a carreira. A relação candidato/vaga tem sido superior a 15 e a média da nota de corte, de 65 pontos.

Ao se inscrever no vestibular da FUVEST para ingressar na Poli, o candidato tem sete opções de curso, sendo que poderá escolher, em ordem de preferência, até quatro:

  1. Engenharia de Produção
  2. Engenharia Mecatrônica
  3. Engenharia de Computação; Engenharia Elétrica com ênfase em Computação
  4. Engenharia Elétrica, com as opções em Automação e Controle; Energia e Automação; Telecomunicações; Sistemas Eletrônicos.
  5. Engenharia Mecânica; Engenharia Naval.
  6. Engenharia Civil; Engenharia Ambiental.
  7. Engenharia Química; Engenharia Metalúrgica; Engenharia de Materiais; Engenharia de Minas; Engenharia de Petróleo.

Assim, o aluno aprovado no vestibular ingressará na Poli numa das suas opções de escolha (dentre as quatro indicadas no ato da inscrição), conforme seu desempenho no vestibular.
Observe que a escolha direta da habilitação ocorre apenas em duas situações: Engenharia de Produção e Engenharia Mecatrônica (1 e 2 na relação acima).

Nos demais casos (3 a 7 na relação acima), os alunos farão as suas opções pelas habilitações ao final do primeiro ano da estrutura curricular. A habilitação será atribuída ao aluno tomando por base apenas suas notas obtidas nas disciplinas obrigatórias desta estrutura, a contar do ano de ingresso.

Assim, por exemplo, todos os alunos ingressantes na opção de curso 6 serão classificados pelo seu aproveitamento escolar, ao final do primeiro ano, e suas opções serão Engenharia Civil ou Engenharia Ambiental,  atendidas segundo essa ordem de classificação.