Escola Politécnica da USP

usp.br

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Início Relações Internacionais Convênios Internacionais

Convênios Internacionais

poli-io-convenios-01
poli-io-convenios-02
poli-io-convenios-03

O Serviço de Relações Internacionais da Poli é responsável pelo encaminhamento e tramitação de Acordos de Cooperação Acadêmica e Convênios Acadêmicos Internacionais para Intercâmbio de Docentes, Pesquisadores, Estudantes e Membros da Equipe Técnico Administrativa em nível de graduação, pós-graduação, entre a EPUSP e as IES estrangeiras.

Modelos de Minutas de Convênios:
http://www.usp.br/internationaloffice/index.php/convenios/modelos-minutas-unidades/

Guia para a Implementação de Convênio de Duplo Diploma – Graduação:
http://www.usp.br/internationaloffice/wp-content/uploads/Guia-para-a-implementa%C3%A7%C3%A3o-de-Duplo-Diploma-Gradua%C3%A7%C3%A3o.pdf


Procedimento na Poli para tramitação de Convênios Acadêmicos Internacionais

No intuito de padronizarmos a tramitação de convênios internacionais, elaboramos o seguinte documento.

Para a tramitação de convênios os docentes devem apresentar:

 • Minuta de convênio: em 4 vias sendo 2 em português e 2 na língua do país da Instituição de Ensino Superior no exterior ou em inglês.

 • Na minuta, no(s) espaço(s) apropriado(s), deverá constar: (a) nome completo e endereço da IES no exterior; (b) o nome completo do coordenador brasileiro e estrangeiro do convênio, e-mail e telefone; (c) nome da(s) pessoa(s) de contato no Serviço de Relações Internacionais da Poli, a saber: Sras. Vanda Soeli Fernandes e Regina Aparecida do Nascimento, e-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. e telefone do Serviço de Relações Internacionais da Poli; (d) nome completo da pessoa de contato no Escritório Internacional da IES no exterior; e-mail e telefone.

 • Ofício (papel timbrado) de ciência da Chefia do Departamento ao qual o coordenador EPUSP pertence.


Parecer

 • No Parecer sobre o Convênio deve constar: (a) breve histórico da IES no exterior, dados estatísticos; (b) considerações sobre a importância do convênio para a EPUSP; (c) considerações finais sobre a aprovação quanto ao estabelecimento do convênio.

 • O Parecerista não pode ser o Coordenador do Convênio.

 

Encaminhamento

 • A Minuta devidamente preenchida deverá ser enviada para o e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. no formato Word.

 • O Parecer (em papel timbrado, devidamente assinado e datado) + o ofício de ciência da chefia do Depto, deverão ser enviados, no formato PDF, para o e-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .

 

Tramitação

 • O SVREInt-Poli abrirá um Processo e incluirá a Minuta + toda a documentação solicitada, no Sistema Mercúrio e-convênios.

 • Conforme o conteúdo, a minuta será tramitada nas seguintes Comissões da EPUSP: (a) Comissão de Relações Internacionais; (b) Comissão de Graduação; (c) Comissão de Pesquisa; (d) Comissão de Pós-Graduação e finalmente CTA.

 • Após análise e aprovação pelas Comissões acima citadas, segue-se a tramitação na Reitoria: (a) Conselho de Graduação; (b) Conselho de Pós-Graduação; (c) Conselho Jurídico.

 • Após todas as aprovações acima citadas, o SVREInt-Poli encaminha a minuta aprovada para assinatura primeiro na EPUSP e depois na IES no exterior.

 

Pós-Graduação (co-tutela e Dupla Titulação Doutoramento)

 • A Minuta e o Parecer (formato Word) deverão ser aprovados primeiro na CCP e CPG antes de serem enviados para o SVREInt-Poli no e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .

 • A documentação acima será submetida a aprovação pelos membros da Comissão de Relações Internacionais da Poli. Após, será encaminhada via Sistema Mercúrio e-convênios para aprovação nas reuniões realizadas pelas comissões internas da EPUSP (CG; COG; CPQ).

 • Após a aprovação pelas Comissões internas da EPUSP, o SVREInt-Poli iniciará a tramitação junto à Reitoria da USP.

 

Guia para implementação de Dupla Titulação – Pós-Graduação:

http://www.usp.br/internationaloffice/wp-content/uploads/Guia-para-implementa%C3%A7%C3%A3o-de-Dupla_Titula%C3%A7%C3%A3o-Pos-Graduacao.pdf