Escola Politécnica da USP

usp.br

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Início Relações Internacionais Processos Seletivos

Processo Seletivo

poli-io-processo-seletivo-01
poli-io-processo-seletivo-02
poli-io-processo-seletivo-03

Os Processos Seletivos são realizados em Etapas, todas eliminatórias. As duas primeiras etapas são realizadas pela Escola Politécnica, que ao final da 2ª etapa pré-seleciona os alunos que passarão para a 3ª etapa. O resultado de cada etapa é divulgado somente aos interessados, através do e-mail institucional.

poli-io-processo-seletivo-04Na 1ª Etapa: Inscrição, os alunos se candidatam somente através da Intranet da Poli. Um grupo de professores da Poli analisa as candidaturas, avalia e habilita os alunos que passarão para a 2ª Etapa. Nesta primeira etapa são avaliados: (a) Curriculum Vitae; (b) Projeto Profissional; (c) atividades extra-curriculares e (d) índices acadêmicos como, por exemplo, média ponderada, números de créditos cursados, números de créditos aprovados.

Na 2ª Etapa: Entrevista, os alunos habilitados comparecem para uma entrevista única e individual. A banca de entrevistadores é constituída pelos professores membros da CRInt-da Poli. Ao final da 2ª Etapa o SVREInt-Poli comunica às IES conveniadas a lista dos alunos pré-selecionados para a 3ª Etapa. Na 3ª Etapa algumas IES conveniadas enviam uma comissão de examinadores que podem aplicar provas escritas e/ou entrevistas pessoais ou ainda provas escritas e/ou entrevistas através de videoconferências.

Algumas IES conveniadas realizam na 3ª etapa do processo seletivo provas, videoconferências e/ou entrevistas pessoais.

A aceitação final do aluno para a realização do intercâmbio é de total responsabilidade da IES conveniada. A seleção é finalizada quando, após a análise da documentação enviada e da realização das provas/videoconferências/entrevistas, a IES no exterior comunica ao SVREInt-Poli a lista dos alunos ACEITOS para realizarem o intercâmbio.

Todos os Processos Seletivos realizados pelo SVREInt-Poli selecionam os alunos somente para uma vaga nas IES conveniadas. A seleção não está atrelada/relacionada a nenhuma bolsa de estudos. Todos os convênios assinados pela EPUSP e as IES no exterior contemplam somente as áreas de engenharia.

 

Calendário dos Processos Seletivos

poli-io-processo-seletivo-05Duplo Diploma: O processo seletivo para o programa de duplo diploma acontece geralmente no segundo semestre de cada ano e o intercâmbio tem início no segundo semestre do ano seguinte.

Aproveitamento de Estudos: O processo seletivo para o programa de aproveitamento de estudos acontece geral mente no primeiro semestre de cada ano e o intercâmbio tem início no segundo semestre do mesmo ano.

Editais de anos anteriores podem ser consultados na Intranet da Poli, no link Notícias.