Escola Politécnica da USP

usp.br

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte

Por que fazer pesquisa?

A iniciação científica é considerada uma atividade de vital importância para a formação de jovens pesquisadores, uma vez que dá ao aluno de graduação a oportunidade de ter o primeiro contato com a prática da pesquisa e ver a aplicação dos conceitos ensinados na sala de aula.

Orientado por um pesquisador qualificado e experiente, o estudante aprende técnicas e métodos de pesquisa, e desenvolve seu senso crítico. É uma etapa em que ele lida com questões básicas da pesquisa, tais como a sistematização de idéias e de referenciais teóricos, a síntese de observações ou experiências, a elaboração de relatórios, entre outras inerentes ao trabalho de um pesquisador.

Também têm a oportunidade de estar em contato com diferentes níveis de hierarquia, uma vez que passa a conviver com outros colegas da pós-graduação e a ter um vínculo mais próximo com os docentes.

Trata-se de uma das mais ricas experiências que um estudante de graduação pode ter, pois mesmo que não siga a carreira de pesquisador ele terá a oportunidade de complementar sua formação acadêmica, aprimorar seu conhecimento e se preparar melhor para a vida profissional.