Início Pesquisa Programa de Pós-Doutorado Orientações para ingresso

Orientações para ingresso

As solicitações de pós-doutorado devem ser encaminhadas pelo docente responsável, com grau mínimo de doutor ou equivalente, que providenciará os meios necessários à realização das atividades da pesquisa prevista, assim como a aprovação do pedido pelo Conselho do Departamento ou, no caso dos órgãos de integração ou complementares, pelo Conselho Deliberativo. Na sequencia, a solicitação deverá ser aprovada pela Comissão de Pesquisa da unidade ou órgão equivalente. Após a aprovação dos órgãos mencionados, a solicitação será encaminhada à Pró-Reitoria de Pesquisa da USP para registro.

A participação no programa não gera vínculo empregatício ou funcional entre a universidade e o pós-doutorando, sendo vedada a extensão de direitos e vantagens concedidos aos servidores, exceto no que se refere à utilização dos serviços médicos, sociais e acadêmicos, bem como a contagem de tempo do programa como de serviço público.
O programa terá duração mínima de três meses e máxima de dois anos, podendo haver renovações. Durante o programa de pesquisa, o pós-doutorando terá direito a utilização dos serviços médicos, sociais e acadêmicos oferecidos pela universidade aos seus docentes e dependentes, segundo a regulamentação dos órgãos competentes. Para isso, será emitido um cartão de identificação.

Ao final do programa de pesquisa, após aprovação dos resultados pelo Conselho do Departamento e pela Comissão de Pesquisa da unidade ou órgão equivalente, a Pró-Reitoria de Pesquisa da USP expedirá certificado indicando o Departamento, Instituto Especializado ou Núcleo de Apoio à Pesquisa em que o pós-doutorado foi realizado, sua natureza, sua duração, a fonte de recursos e o docente responsável. O candidato ao programa de pós-doutorado deverá assinar termo cedendo à USP metade dos direitos relativos à propriedade industrial, bem como da propriedade intelectual concernente ao desenvolvimento de software, em razão dos resultados obtidos no programa de pós-doutorado.