Escola Politécnica da USP

usp.br

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Início Programas acadêmicos

Poli oferece 3 modalidades de intercâmbio acadêmico na graduação

Já os alunos de pós-graduação devem realizam o intercâmbio por meio de
cotutela entre o professore da instituição de origem e o professor da Escola Politécnica

Ao todo, até 2011, a Poli enviou aproximadamente 1100 alunos para intercâmbio no exterior, e recebeu mais de 400 estrangeiros. Conheça os programas de intercâmbio acadêmico oferecidos para alunos de graduação.

Duplo Diploma
Estabelecido por meio de convênio entre as escolas, nesse programa o estudante receberá o diploma da Poli/USP e da instituição estrangeira na qual realiza seu intercâmbio. Todas as disciplinas têm equivalência automática e são acrescidas no histórico escolar. O aluno tem que passar por um processo seletivo, e pode ganhar uma bolsa de estudos, além de não ter que pagar a anuidade da instituição.

Aproveitamento de estudos
Nesse programa, o aluno escolhe uma das instituições de ensino parceira da Poli ou da USP, e participa de um processo seletivo. Por ser uma escola conveniada, o aluno não paga taxas escolares, e tem o apoio da Comissão de Relações Internacionais na realização dos contatos com a instituição. O grande diferencial desse programa é que o aluno pode escolher as disciplinas que quer cursar no exterior e pedir aproveitamento dos créditos e equivalência das disciplinas cursadas na instituição de ensino estrangeira.

Intercâmbio aberto
A grande vantagem deste programa é que o aluno pode escolher a instituição de ensino estrangeira e as disciplinas que deseja estudar. Como nessa modalidade a instituição de ensino estrangeira não tem convênio com a Poli ou a USP, o aluno não terá isenção do pagamento das taxas universitárias. Fica também por conta do aluno realizar inicialmente os contatos com a instituição escolhida, e fornecer a documentação necessária para sua admissão.

Os programas de pós-graduação são responsáveis pelo intercâmbio neste nível, que são realizados em cotutela. A Escola Politécnica possui, por exemplo, um acordo de dupla titulação com a Imperial College, de Londres. O acordo abrange o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica, em nível de doutorado, e prevê uma futura inclusão de outros programas a esta modalidade.

 

Siga a Poli no Facebook Siga a Poli no Flickr Siga a Poli no Twitter