RESOLUÇÃO CoPGr No 8655, 27 DE JUNHO DE 2024 – Resolução que revoga as Prorrogações de prazo na Pós-Graduação em razão da Pandemia da COVID-19.
Resolução CoPGr No 828, 11 de agosto de 2022, Altera dispositivos da Resolução CoPGr nº 8082, de 05 de maio de 2021, que estabeleceu autorização excepcional e temporária, decorrente da pandemia da COVID-19
(Novo Coronavírus SARS-CoV-2), para aumento do limite de orientandos na Pós-Graduação.
Circular/CoPGR/35/2022, Sobre exames de qualificações, defesas de dissertações e teses realizadas de forma presencial ou híbrida.
Circular/CopGR/34/2022, Sobre exames de qualificações, defesas de dissertações e teses realizadas de forma presencial ou híbrida, saiba mais. Sobre exames de qualificação, defesas de dissertações e teses
realizados de forma presencial ou híbrida, saiba mais.
Resolução CoPGr Nº 8082, 05 de Maio de 2021 Estabelece autorização excepcional e temporária, decorrente da pandemia da COVID-19.Esclarecimento de dúvidas sobre a prorrogação de prazos de alunos de
pós-graduação da USP, com base na Resolução CoPGr 8082, saiba mais.
Circular/CoPGr/62/2020 – COVID 19 elativa à prorrogação de prazos da apresentação de proficiência em línguas, inscrições/realizações de exames de qualificação, depósitos e defesas de dissertação e teses dos
alunos matriculados que poderão ser prorrogados de forma excepcional por até doze meses da sua data limite.
Circular/CoPGr/59/2020 – COVID-19, Formulário Atividades não presenciais.
Circular/CoPGr/58/2020 – COVID-19, Sobre prazos – até Dezembro/2020
Circular/CoPGr/51/2020, Revogação dos Editais PrInt USP
Circular/CoPGr/54/2020, Can Prazos COVID-19 até setembro 2020.
Circular/CoPGr/51/2020, Revogação dos Editais PrInt USP.
Circular/CoPGr/48/2020, Chamada Pública para Mestrado e Doutorado para inovação. (MAI/DAI) CNPq
Circular/CoPGr/47/2020 – COVID-19, Sobre prazos – Agosto/2020.
Circular/CoPGr/44/2020 – COVID-19, Recomposição dos prazos dos alunos de pós-graduação frente à pandemia por COVID 19.
Circular/CoPGr/36/2020 – COVID-19, Sobre prazos – até Julho/2020.
Circular/CoPGr/24/2020 – COVID-19, Acesso remoto – terceira etapa.
Circular/CoPGr/18/2020 – COVID-19, Acesso remoto.
Circular/CoPGr/14/2020 – COVID-19, Sobre prazos.
Circular/CoPGr/13/2020 – COVID-19, Suspensão dos Editais PrInt USP.
Circular/CoPGr/12/2020 – COVID-19, Orientação sobre Banca.
Circular/CoPGr/11/2020 – COVID-19, Orientação para Defesa e Exame de Qualificação.
Circular/CoPGr/10/2020 – COVID-19, Disciplinas oferecidas na modalidade não presencial.
* Após o recebimento do e-mail, aguarde pelo menos uma semana para retirar o cartão (tempo estimado de envio para a unidade).
Perda, roubo ou extravio
Avenida Prof. Luciano Gualberto, Travessa do Politécnico – número 380
CEP – 05508-010 – São Paulo – SP
Após o pagamento, apresente o comprovante no Serviço de Pós-Graduação (sala 118).
**Nestes casos, a emissão do novo cartão não é gratuita.
O que é o e-Card USP?
Acesse o aplicativo utilizando sua senha única da USP
Quem pode utilizar?
Vantagens do e-Card USP
Praticidade no acesso e identificação via celular.

Como solicitar o BUSP
Renovação do BUSP.
Extravio ou Perda.
Roubo ou Furto.
Para consultar as rotas dos circulares internos da USP, clique [aqui]
A Universidade de São Paulo (USP) oferece moradia estudantil gratuita em alguns de seus campi como parte da política de permanência estudantil, visando reduzir a evasão por dificuldades socioeconômicas.
Campi com Moradia Estudantil.
Critérios para Obtenção da Moradia
Campus Butantã – CRUSP (Conjunto Residencial da USP.
Localização
Clique aqui para acessar o guia de boas-vindas ao CRUSP
Serviços de Zeladoria e Manutenção (CRUSP).
Limpeza das áreas comuns (realizada por empresa terceirizada).
Horário de funcionamento: Segunda a sexta, das 8h às 17h
📍 Local: Bloco B/CRUSP – Térreo
📧 E-mail: zeladoriacrusp.prip@usp.br
📞 Telefone: (11) 3091-3420
👤 Responsável: Luiz Carlos Bastos da Silva]
Alojamento Provisório (CRUSP Alojamento Provisório )
Moradias em Outros Campi (Interior de SP).
Cada campus interiorano possui regras e estruturas próprias. Para mais informações, acesse os sites específicos de cada unidade:
O Hospital Universitário da Universidade de São Paulo (HU-USP) é um hospital-escola vinculado à Universidade de São Paulo, localizado na Cidade Universitária Armando de Salles Oliveira, em São Paulo.
Tem como objetivo primordial servir de campo de estudo e prática para estudantes da área da saúde oriundos da Faculdade de Medicina, da Escola de Enfermagem, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, da Faculdade de Odontologia, da Faculdade de Saúde Pública e do Instituto de Psicologia da USP.[1][2]
Embora não integre formalmente o Sistema Único de Saúde, o HU-USP presta assistência como hospital comunitário gratuitamente para a comunidade de bairros nas imediações, além da comunidade universitária uspiana.[2][3]
Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Engenharia Mineral, Engenharia Química, Engenharia Elétrica, Engenharia de Sistemas Logísticos, Engenharia de Transportes, Engenharia Naval, Engenharia Metalúrgica e Mestrado Profissional em Inovação
deverão inserir os documentos do depósito diretamente no sistema Janus, na opção:
“Aluno Regular / Depósito Digital”.
Sugerimos que realizem o depósito com antecedência, pois, caso seja necessário, o processo poderá ser devolvido para correções.
Recomendamos que solicitem o apoio da bibliotecária do programa para normalização/padronização do material. Para isso, acessem:
🔗 Bibliotecas Setoriais da Poli
Ou consultem diretamente o:
🔗 Guia de Apresentação de Dissertação/Tese – SIBI/USP
Ressaltamos que são obrigatórios na Dissertação de Mestrado/Tese de Doutorado:
A Ficha Catalográfica
A menção “VERSÃO ORIGINAL” (ou “VERSÃO CORRIGIDA”, conforme o caso)
Por fim, lembramos que:
Para dissertação de mestrado, a titulação é: Mestre(a) em Ciências
Para tese de doutorado, a titulação é: Doutor(a) em Ciências.
Os(as) alunos(as) matriculados(as) no programa de Engenharia de Produção deverão enviar os documentos do depósito para o e-mail:
No campo assunto do e-mail, utilize o seguinte formato:
“Depósito da Dissertação de Mestrado ou Tese de Doutorado – Nome completo do aluno”
Atenção:
Antes de efetuar o depósito, verifique com a secretaria do programa se sua matrícula está regularizada no semestre vigente, pois pendências podem impedir a efetivação da sua defesa.
Recomendação:
Sugerimos que o arquivo em PDF da dissertação ou tese seja submetido previamente à bibliotecária do programa, para uma última análise de normalização.
Contato da Divisão de Biblioteca:
📍 Endereço:
Divisão de Biblioteca
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa do Politécnico, nº 380
Edifício Eng. Mário Covas Júnior – 1º andar
CEP 05508-010 – São Paulo – SP
📞 Telefone: (11) 3091-5576
📱 WhatsApp: (11) 9 4224-5278
📧 E-mail: biblioteca.poli@usp.br
O depósito da dissertação de mestrado ou tese de doutorado deverá ser realizado pelo(a) aluno(a) até o prazo limite estabelecido.
Deverá ser apresentado o formulário de autorização para depósito (fornecido pela CCP), devidamente assinado:
pelo(a) aluno(a);
pelo(a) orientador(a);
e pela CCP, quando exigido pela área do(a) aluno(a).
No caso de teses redigidas em inglês ou outro idioma, é imprescindível que, no dia do depósito, o formulário de dados da dissertação ou tese contenha:
o título em português;
e as palavras-chave em português.
Diretrizes para Apresentação de Dissertações e Teses da USP:
Disponíveis no site: www.livrosabertos.sibi.usp.br
Formulário de Depósito, assinado pelo(a) aluno(a) e pelo(a) orientador(a) (fornecido pela CCP);
Termo de Originalidade / Relatório de Plágio;
Termo de Compromisso de entrega das versões impressas (original e revisada) da dissertação/tese;
PDF do Diploma de Graduação (para Mestrado e Doutorado Direto);
PDF do Diploma de Graduação + Mestrado (para Doutorado);
PDF do RG (não é aceito CNH);
Ficha Cadastral para atualização dos dados pessoais;
Validação dos Dados Pessoais no Sistema JANUS, imediatamente após notificação do depósito.
Formulário de Autorização para Submissão na Biblioteca Digital;
Formulário de Dados da Tese/Dissertação (com título e palavras-chave em português, inclusive quando redigida em outro idioma).
Alunos Estrangeiros:
Declaração da Polícia Federal, contendo todas as entradas e saídas do país durante o curso, com datas que comprovem a estada legal no Brasil.
Documentos Provisórios (DPRNM) expirados a partir de 16/03/2020 são válidos até 15/03/2022, conforme a Portaria nº 25-DIREX/PF (26/08/2021).
Agendamento de Defesa
O agendamento deve ser feito pelo(a) orientador(a) ou pela CCP, com mínimo de 30 dias de antecedência, para o e-mail:
📧 servico.posgraduacao.poli@usp.br
O agendamento só será aceito após:
Realização do depósito da dissertação/tese;
Aprovação da banca pela CPG.
⚠️ O depósito deve ser realizado até o prazo limite estipulado pelo programa.
📌 No caso de trabalhos redigidos em inglês ou outro idioma, o formulário de dados deverá obrigatoriamente conter:
Título em português;
Palavras-chave em português.
A página de rosto da Tese ou Dissertação deve indicar explicitamente se se trata da:
Versão original, ou
Versão corrigida.
Em caso de versão corrigida, também deve constar a informação de que o original está disponível na Unidade que aloja o Programa.
Estas informações devem ser inseridas de acordo com as “Diretrizes para Apresentação de Teses e Dissertações da USP” – padrão SIBI/USP.
🔗 Guia SIBI/USP – Apresentação de Dissertações e Teses
Apoio da Biblioteca
Recomendamos que o(a) aluno(a) solicite o apoio da bibliotecária do programa para normalização e padronização do material.
🔗 Contatos das Bibliotecas Setoriais da Poli
Sugerimos que o depósito da versão corrigida seja feito com antecedência, pois, se necessário, o processo poderá ser devolvido para ajustes.
A Ficha Catalográfica e a menção “VERSÃO CORRIGIDA” são obrigatórias nas dissertações e teses que passaram por correções.
Envio de Documentos por Programa
Os(as) alunos(as) devem enviar os documentos para o e-mail:
📧 servico.posgraduacao.poli@usp.br
Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Engenharia Mineral, Engenharia Química, Engenharia de Sistemas Logísticos, Engenharia de Transporte, Engenharia Naval, Engenharia Metalúrgica e Mestrado Profissional em Inovação:
Os documentos do depósito devem ser inseridos diretamente no Sistema Janus, na opção:
“Aluno Regular / Depósito Digital”.
As Teses de Doutorado e Dissertações de Mestrado defendidas na Escola Politécnica da USP (EPUSP) podem ser reeditadas após a defesa.
Importante:
Não é permitida a alteração do título do trabalho na versão corrigida.
A Biblioteca Central da EPUSP manterá 1 (um) exemplar original, com capa dura, idêntico ao enviado à banca examinadora.
Este exemplar:
Não poderá sofrer correções;
Será arquivado como documentação oficial da defesa;
Permanecerá disponível para consulta.
O(a) autor(a) deverá enviar ao Serviço de Pós-Graduação, com anuência do(a) orientador(a):
O arquivo PDF da versão corrigida da Dissertação ou Tese;
Dentro do prazo máximo de 60 dias após a defesa.
A versão corrigida deve conter:
Uma nova Ficha Catalográfica com a menção “Publicação – Versão Corrigida”,
Emitida pela Divisão de Biblioteca da EPUSP, mediante solicitação pelo formulário eletrônico:
🔗 Solicitação de Catalogação na Publicação – Versão Corrigida
Sugestão: submeta o PDF da versão corrigida à bibliotecária do programa para uma última revisão.
🔗 Contatos das Bibliotecas Setoriais
Prazos e Encaminhamentos
Durante o período de 60 dias, o exemplar original permanecerá na Secretaria de Pós-Graduação.
Caso a versão corrigida não seja entregue dentro do prazo, o exemplar original será enviado à biblioteca para consulta pública.
Ano de Publicação da Versão Corrigida
Exemplo:
2024 – Edição Original
2024 – Versão Corrigida
Exemplo:
2024 – Edição Original (publicada no final do ano)
2025 – Versão Corrigida
O(a) orientador(a) ou a CCP deve enviar um e-mail ao Serviço de Pós-Graduação, aos cuidados do Sr. Elias, informando:
Data da defesa;
Horário;
Modalidade: híbrida, remota ou presencial.
Enviar para:
O e-mail deve ser enviado com mínimo de 30 dias de antecedência
Informação Importante – Participação de Professores Externos
Conforme normas do setor financeiro da USP, não é permitido o pagamento de honorários a professores externos à USP que participarem de bancas nos dois últimos dias úteis de cada mês.
Regimentos e Prazos
Alunos do Regimento nº 5473
(Vigente de 18/09/2008 até 19/04/2013)
Validar os dados pessoais no Sistema Janus após a notificação do depósito.
Prazo Máximo de 60 dias para aprovação da banca pela CPG.
Prazo Máximo de 90 dias após a aprovação da banca para a realização da defesa.
Prazo Máximo de 60 dias após a defesa para a entrega da versão corrigida, quando aplicável.
Entrega da Edição Corrigida (Pós-Defesa)
A entrega da versão corrigida da dissertação ou tese, quando sugerida pela banca julgadora, é obrigatória para o cumprimento do regulamento do programa.
Para mais informações, acesse:
🔗 Procedimentos para a Edição Revisada de Teses e Dissertações
O vínculo do aluno com a USP se encerra após a homologação da defesa.
A partir do dia seguinte à homologação, o aluno não poderá mais utilizar o cartão USP.
Conforme as portarias GR-3662 e GR-7141, o e-mail institucional USP será encerrado em até 180 dias após o fim do vínculo.
O acesso ao Sistema Janus permanecerá ativo por 1 ano após a homologação da defesa.
| wdt_ID | Abdullahi Abba Dalhatu |
|---|---|
| 1 | Adalto Silveira Junior |
| 2 | Adriana Yineth Montero Cruz |
| 3 | Adriano Domeny dos Santos |
| 4 | Agnei de Carvalho Silva |
| 5 | Alain Nascimento Guimarães |
| 6 | Alécio Julio Silva |
| 7 | Alejandro Pulgarin Cuero |
| 8 | Alessandra Giordani |
| 9 | Alex De Pretto Mansano |
| 10 | Alex Silveira de Campos |
| Abdullahi Abba Dalhatu |
Entre em contato com o Serviço de Pós-Graduação da EPUSP para tirar suas dúvidas. Horário de Atendimento de Segunda a Sexta das 9h às 15h. Telefones: 3048-6587 / 3091-5214 / 3091-5443 e-mail: servico.posgraduacao.poli@usp.br Av. Professor Luciano Gualberto, travessa do Politécnico número 380 CEP 05508-900 – São Paulo – SP