FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

Atendimento de
Pós-graduação

Comissão de Pós-Graduação

RESOLUÇÃO CoPGr No 8655,  27 DE JUNHO DE 2024 – Resolução que revoga as Prorrogações de prazo na  Pós-Graduação em razão da Pandemia da COVID-19.

Resolução CoPGr No 828, 11 de agosto de 2022, Altera dispositivos da Resolução CoPGr nº 8082, de 05 de maio de 2021, que estabeleceu autorização excepcional e temporária, decorrente da pandemia da COVID-19 

(Novo Coronavírus SARS-CoV-2), para aumento do limite de orientandos na Pós-Graduação.

Circular/CoPGR/35/2022, Sobre exames de qualificações, defesas de dissertações e teses realizadas de forma presencial ou híbrida.

Circular/CopGR/34/2022, Sobre exames de qualificações, defesas de dissertações e teses realizadas de forma presencial ou híbrida, saiba mais. Sobre exames de qualificação, defesas de dissertações e teses

 realizados de forma presencial ou híbrida, saiba mais.

Resolução CoPGr Nº 8082, 05 de Maio de 2021 Estabelece autorização excepcional e temporária, decorrente da pandemia da COVID-19.Esclarecimento de dúvidas sobre a prorrogação de prazos de alunos de

 pós-graduação  da USP, com base na Resolução CoPGr 8082, saiba mais.

Circular/CoPGr/62/2020 – COVID 19 elativa à prorrogação de prazos da apresentação de proficiência em línguas, inscrições/realizações de exames de qualificação, depósitos e defesas de dissertação e teses dos 

alunos matriculados que poderão ser prorrogados de forma excepcional por até doze meses da sua data limite.

Circular/CoPGr/59/2020 – COVID-19, Formulário Atividades não presenciais.

Circular/CoPGr/58/2020 – COVID-19, Sobre prazos – até Dezembro/2020

Circular/CoPGr/51/2020, Revogação dos Editais PrInt USP

Circular/CoPGr/54/2020, Can Prazos COVID-19 até setembro 2020.

Circular/CoPGr/51/2020, Revogação dos Editais PrInt USP

Circular/CoPGr/48/2020, Chamada Pública para Mestrado e Doutorado para inovação. (MAI/DAI) CNPq

Circular/CoPGr/47/2020 – COVID-19, Sobre prazos – Agosto/2020.

Circular/CoPGr/44/2020 – COVID-19, Recomposição dos prazos dos alunos de pós-graduação frente à pandemia por COVID 19.

Circular/CoPGr/36/2020 – COVID-19, Sobre prazos – até Julho/2020.

Circular/CoPGr/24/2020 – COVID-19, Acesso remoto – terceira etapa.

Circular/CoPGr/18/2020 – COVID-19, Acesso remoto

Circular/CoPGr/14/2020 – COVID-19, Sobre prazos.

Circular/CoPGr/13/2020 – COVID-19, Suspensão dos Editais PrInt USP

Circular/CoPGr/12/2020 – COVID-19, Orientação sobre Banca

Circular/CoPGr/11/2020 – COVID-19, Orientação para Defesa e Exame de Qualificação. 

Circular/CoPGr/10/2020 – COVID-19, Disciplinas oferecidas na modalidade não presencial

   Informações que constam no Cartão USP

  • Nome completo ou nome social (conforme Decreto nº 55.588/2010, do Governo do Estado de São Paulo)
  • Faculdade em que o aluno está matriculado
  • Nível de escolaridade (graduação ou pós-graduação)
  • Validade do Cartão USP

   Como solicitar o Cartão USP

  1. Acesse a plataforma Janus e faça login.
  2. No menu à esquerda, clique em “Cartões USP” e siga as instruções.
  3. É necessário ter uma foto 3×4 escaneada no formato JPEG.
  4. O prazo de confecção é de aproximadamente 30 dias.
  5. Acompanhe o andamento do pedido acessando:
    Cartões USP > Listar Solicitação.
  6. Quando o cartão estiver disponível, o aluno será informado pelo sistema.
  7. A retirada deve ser feita no Serviço de Pós-Graduação (SPG) — Sala 118,
  1. Renovação do Cartão USP
  • A renovação só poderá ser solicitada após o vencimento do cartão, diretamente no sistema Janus.
  • O aluno deve continuar regularmente matriculado para solicitar a renovação.
  • A renovação também é gratuita.

        * Após o recebimento do e-mail, aguarde pelo menos uma semana para retirar o cartão (tempo estimado de envio para a unidade).

            Perda, roubo ou extravio

  1. Acesse o sistema Janus e solicite um novo Cartão USP, justificando o motivo.
  2. Compareça à Tesouraria da
  1. Avenida Prof. Luciano Gualberto, Travessa do Politécnico – número 380
    CEP – 05508-010 – São Paulo – SP

  2. Após o pagamento, apresente o comprovante no Serviço de Pós-Graduação (sala 118).

        **Nestes casos, a emissão do novo cartão não é gratuita.

 O que é o e-Card USP?

  • É um cartão virtual acessível por meio de aplicativo gratuito para celulares e smartphones.
  • Tem a mesma função da carteirinha física: pessoal e intransferível.
  • Contém um QR Code (Quick Response Code) com uma chave de segurança temporária, utilizada para identificação do usuário nos sistemas corporativos da USP.

 

  • Como acessar o e-Card USP?
  1. Baixe o aplicativo:
    • Na Apple Store (iOS) ou
    • No Google Play (Android)
      Busque por: “E-card USP”

Acesse o aplicativo utilizando sua senha única da USP

 Quem pode utilizar?

  • Alunos (graduação, pós-graduação e pós-doutorado)
  • Docentes
  • Servidores da USP

Vantagens do e-Card USP

  • Disponível imediatamente para novos alunos assim que recebem o número institucionalnão é necessário esperar pela carteirinha física.
  • Atualização automática de dados, sem necessidade de solicitação manual.

Praticidade no acesso e identificação via celular.

      Bilhete USP ( BUSP)

  • Todo aluno regularmente matriculado tem direito ao Bilhete USP (BUSP).
  • Esse bilhete permite o acesso gratuito aos ônibus circulares que levam os passageiro
  • Da Estação Butantã do Metrô até a USP
  • Da USP até a Estação Butantã
  • Disponível todos os dias da semana, 24 horas por dia.

             Como solicitar o BUSP

  • O procedimento de solicitação é o mesmo da carteirinha USP, feito pelo sistema Janus.
  • Não é necessário anexar foto.
  • O aluno será informado pelo sistema quando o cartão estiver disponível para retirada.
  • A retirada deve ser feita no Serviço de Pós-Graduação (SVPOSGR)
  • Aguarde ao menos uma semana após o aviso, que é o tempo médio para entrega do cartão ao SVPOSGR.               

            Renovação do BUSP.

  • Enquanto for aluno regular, a renovação pode ser solicitada diretamente no sistema Janus, a partir do mês de vencimento do cartão.

            Extravio ou Perda. 

  • Solicite um novo cartão no sistema Janus, informando o motivo.
  • Vá à Tesouraria da POLI (Prédio da Administração da Escola Politécnica) e pague a taxa referente à segunda via.
  • Leve o comprovante de pagamento ao SVPOSGR (Serviço de Pós-Graduação da Administração).

              Roubo ou Furto.

  • Em caso de roubo ou furto, o aluno fica isento da taxa, desde que:
    • Apresente o boletim de ocorrência (BO) ao Serviço de Pós-Graduação da Administração, ou
    • Envie o BO por e-mail para: pos.grad@poli.usp.
  • Passe Escolar (SPTrans)
  • A solicitação do Passe Escolar da SPTrans deve ser feita diretamente no sistema Janus, no menu “Passe Escolar”
  • Não é mais necessário preencher o formulário da SAS.
  • Verifique as rotas dos ônibus circulares.

    Para consultar as rotas dos circulares internos da USP, clique [aqui] 

Moradia Estudantil na USP.

A Universidade de São Paulo (USP) oferece moradia estudantil gratuita em alguns de seus campi como parte da política de permanência estudantil, visando reduzir a evasão por dificuldades socioeconômicas.

      Campi com Moradia Estudantil.

  • São Paulo: Campus Butantã (CRUSP) e Casa do Estudante de Medicina

  • Bauru
  • Piracicaba
  • Pirassununga
  • Ribeirão Preto
  • São Carlos

      Critérios para Obtenção da Moradia

  • Destinada a estudantes de graduação e pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado).
  • A seleção é baseada em critérios socioeconômicos, por meio do Programa de Apoio à Permanência e Formação Estudantil (PAPFE).
  • odas as vagas são atribuídas exclusivamente a estudantes contemplados pelo PAPFE.

       Campus Butantã – CRUSP (Conjunto Residencial da USP.

            Localização

  • Endereço: Av. Professor Mello Moraes, 1235 – Butantã, São Paulo – SP, CEP 05508-030
  • Número de vagas: Aproximadamente 1.600
  • Gerenciado pela: Coordenadoria Vida no Campus

  Clique aqui para acessar o guia de boas-vindas ao CRUSP

       Serviços de Zeladoria e Manutenção (CRUSP).

  • Presentes nos 8 blocos do CRUSP
  • Atividades realizadas:

    • Manutenção predial (hidráulica, elétrica, pintura, alvenaria, marcenaria)
    • Controle de acesso aos blocos (segurança dos apartamentos)

             Limpeza das áreas comuns (realizada por empresa terceirizada).

  Horário de funcionamento: Segunda a sexta, das 8h às 17h
📍 Local: Bloco B/CRUSP – Térreo
📧 E-mail: zeladoriacrusp.prip@usp.br
📞 Telefone: (11) 3091-3420
👤 Responsável: Luiz Carlos Bastos da Silva]

Alojamento Provisório (CRUSP Alojamento Provisório )

  • Destinado a estudantes já contemplados pelo PAPFE, mas que ainda aguardam a liberação da vaga definitiva.
  • Possui instalações coletivas e de uso temporário.

    Moradias em Outros Campi (Interior de SP).

Cada campus interiorano possui regras e estruturas próprias. Para mais informações, acesse os sites específicos de cada unidade:

  • Bauru
  • Piracicaba
  • Pirassununga
  • Ribeirão Preto
  • São Carlos

Hospital Universitário da Universidade de São Paulo (HU-USP) é um hospital-escola vinculado à Universidade de São Paulo, localizado na Cidade Universitária Armando de Salles Oliveira, em São Paulo.

Tem como objetivo primordial servir de campo de estudo e prática para estudantes da área da saúde oriundos da Faculdade de Medicina, da Escola de Enfermagem, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, da Faculdade de Odontologia, da Faculdade de Saúde Pública e do Instituto de Psicologia da USP.[1][2]

Embora não integre formalmente o Sistema Único de Saúde, o HU-USP presta assistência como hospital comunitário gratuitamente para a comunidade de bairros nas imediações, além da comunidade universitária uspiana.[2][3]

Os alunos matriculados nos programas:

Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Engenharia Mineral, Engenharia Química, Engenharia Elétrica, Engenharia de Sistemas Logísticos, Engenharia de Transportes, Engenharia Naval, Engenharia Metalúrgica e Mestrado Profissional em Inovação
deverão inserir os documentos do depósito diretamente no sistema Janus, na opção:
“Aluno Regular / Depósito Digital”.

Sugerimos que realizem o depósito com antecedência, pois, caso seja necessário, o processo poderá ser devolvido para correções.

Recomendamos que solicitem o apoio da bibliotecária do programa para normalização/padronização do material. Para isso, acessem:
🔗 Bibliotecas Setoriais da Poli
Ou consultem diretamente o:
🔗 Guia de Apresentação de Dissertação/Tese – SIBI/USP

Ressaltamos que são obrigatórios na Dissertação de Mestrado/Tese de Doutorado:

  • A Ficha Catalográfica

  • A menção “VERSÃO ORIGINAL” (ou “VERSÃO CORRIGIDA”, conforme o caso)

Por fim, lembramos que:

  • Para dissertação de mestrado, a titulação é: Mestre(a) em Ciências

  • Para tese de doutorado, a titulação é: Doutor(a) em Ciências.

  • Instruções para Depósito de Dissertação ou Tese – Programa de Engenharia de Produção

Os(as) alunos(as) matriculados(as) no programa de Engenharia de Produção deverão enviar os documentos do depósito para o e-mail:

    ldsilva@usp.br

No campo assunto do e-mail, utilize o seguinte formato:
“Depósito da Dissertação de Mestrado ou Tese de Doutorado – Nome completo do aluno”

Atenção:

Antes de efetuar o depósito, verifique com a secretaria do programa se sua matrícula está regularizada no semestre vigente, pois pendências podem impedir a efetivação da sua defesa.

Recomendação:

Sugerimos que o arquivo em PDF da dissertação ou tese seja submetido previamente à bibliotecária do programa, para uma última análise de normalização.

Contato da Divisão de Biblioteca:

📍 Endereço:
Divisão de Biblioteca
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa do Politécnico, nº 380
Edifício Eng. Mário Covas Júnior – 1º andar
CEP 05508-010 – São Paulo – SP

📞 Telefone: (11) 3091-5576
📱 WhatsApp: (11) 9 4224-5278
📧 E-mail: biblioteca.poli@usp.br

   O depósito da dissertação de mestrado ou tese de doutorado deverá ser realizado pelo(a) aluno(a) até o prazo limite estabelecido.

     Deverá ser apresentado o formulário de autorização para depósito (fornecido pela CCP), devidamente assinado:

  • pelo(a) aluno(a);

  • pelo(a) orientador(a);

  • e pela CCP, quando exigido pela área do(a) aluno(a).

   No caso de teses redigidas em inglês ou outro idioma, é imprescindível que, no dia do depósito, o formulário de dados da dissertação ou tese contenha:

  • o título em português;

  • e as palavras-chave em português.

Documentos, Formulários e Formatação do PDF – Depósito de Dissertação/Tese

1. Diretrizes e Formatação

  • Diretrizes para Apresentação de Dissertações e Teses da USP:
    Disponíveis no site: www.livrosabertos.sibi.usp.br

  • Documentos Obrigatórios (a serem entregues no dia do depósito)

    Para todos os programas:

    1. Formulário de Depósito, assinado pelo(a) aluno(a) e pelo(a) orientador(a) (fornecido pela CCP);

    2. Termo de Originalidade / Relatório de Plágio;

    3. Termo de Compromisso de entrega das versões impressas (original e revisada) da dissertação/tese;

    4. PDF do Diploma de Graduação (para Mestrado e Doutorado Direto);

    5. PDF do Diploma de Graduação + Mestrado (para Doutorado);

    6. PDF do RG (não é aceito CNH);

    7. Ficha Cadastral para atualização dos dados pessoais;

    8. Validação dos Dados Pessoais no Sistema JANUS, imediatamente após notificação do depósito.

  • Exigências Específicas:

    Somente para os programas de Engenharia Elétrica e Engenharia de Produção:
    1. Formulário de Autorização para Submissão na Biblioteca Digital;

    2. Formulário de Dados da Tese/Dissertação (com título e palavras-chave em português, inclusive quando redigida em outro idioma).

    3. Alunos Estrangeiros:

      1. Declaração da Polícia Federal, contendo todas as entradas e saídas do país durante o curso, com datas que comprovem a estada legal no Brasil.

      2. Documentos Provisórios (DPRNM) expirados a partir de 16/03/2020 são válidos até 15/03/2022, conforme a Portaria nº 25-DIREX/PF (26/08/2021).

      3. Agendamento de Defesa

      • O agendamento deve ser feito pelo(a) orientador(a) ou pela CCP, com mínimo de 30 dias de antecedência, para o e-mail:
        📧 servico.posgraduacao.poli@usp.br

      • O agendamento só será aceito após:

        • Realização do depósito da dissertação/tese;

        • Aprovação da banca pela CPG.

      • Observações Importantes:

        • ⚠️ O depósito deve ser realizado até o prazo limite estipulado pelo programa.

        • 📌 No caso de trabalhos redigidos em inglês ou outro idioma, o formulário de dados deverá obrigatoriamente conter:

          • Título em português;

          • Palavras-chave em português.

    Depósito de Tese ou Dissertação – Instruções Importantes

 Artigo 5º – Página de Rosto

A página de rosto da Tese ou Dissertação deve indicar explicitamente se se trata da:

  • Versão original, ou

  • Versão corrigida.

Em caso de versão corrigida, também deve constar a informação de que o original está disponível na Unidade que aloja o Programa.

Estas informações devem ser inseridas de acordo com as “Diretrizes para Apresentação de Teses e Dissertações da USP” – padrão SIBI/USP.
🔗 Guia SIBI/USP – Apresentação de Dissertações e Teses

    Apoio da Biblioteca

Recomendamos que o(a) aluno(a) solicite o apoio da bibliotecária do programa para normalização e padronização do material.
🔗 Contatos das Bibliotecas Setoriais da Poli

   Observações Importantes

  • Sugerimos que o depósito da versão corrigida seja feito com antecedência, pois, se necessário, o processo poderá ser devolvido para ajustes.

  • A Ficha Catalográfica e a menção “VERSÃO CORRIGIDA” são obrigatórias nas dissertações e teses que passaram por correções.

  • Envio de Documentos por Programa

    Programa de Engenharia de Produção:

Demais Programas:

Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Engenharia Mineral, Engenharia Química, Engenharia de Sistemas Logísticos, Engenharia de Transporte, Engenharia Naval, Engenharia Metalúrgica e Mestrado Profissional em Inovação:

  • Os documentos do depósito devem ser inseridos diretamente no Sistema Janus, na opção:
    “Aluno Regular / Depósito Digital”.

    Procedimentos para a Edição Revisada de Teses e Dissertações – EPUSP

Reedição de Teses e Dissertações

As Teses de Doutorado e Dissertações de Mestrado defendidas na Escola Politécnica da USP (EPUSP) podem ser reeditadas após a defesa.

  Importante:
Não é permitida a alteração do título do trabalho na versão corrigida.

2. Exemplar Original (Versão Depositada)

  • A Biblioteca Central da EPUSP manterá 1 (um) exemplar original, com capa dura, idêntico ao enviado à banca examinadora.

  • Este exemplar:

    • Não poderá sofrer correções;

    • Será arquivado como documentação oficial da defesa;

    • Permanecerá disponível para consulta.

Entrega da Versão Corrigida

  • O(a) autor(a) deverá enviar ao Serviço de Pós-Graduação, com anuência do(a) orientador(a):

    • O arquivo PDF da versão corrigida da Dissertação ou Tese;

    • Dentro do prazo máximo de 60 dias após a defesa.

  • A versão corrigida deve conter:

  • Sugestão: submeta o PDF da versão corrigida à bibliotecária do programa para uma última revisão.
    🔗 Contatos das Bibliotecas Setoriais

  • Prazos e Encaminhamentos

  • Durante o período de 60 dias, o exemplar original permanecerá na Secretaria de Pós-Graduação.

  • Caso a versão corrigida não seja entregue dentro do prazo, o exemplar original será enviado à biblioteca para consulta pública.

  • Ano de Publicação da Versão Corrigida

   Quando a versão corrigida for publicada no mesmo ano da defesa:

  • Exemplo:

    • 2024 – Edição Original

    • 2024 – Versão Corrigida

  Quando a defesa ocorrer no ano seguinte à publicação da versão original:

  • Exemplo:

    • 2024 – Edição Original (publicada no final do ano)

    • 2025 – Versão Corrigida

   Agendamento, Prazos e Procedimentos Pós-Defesa – Pós-Graduação EPUSP/

Agendamento da Defesa

  • O(a) orientador(a) ou a CCP deve enviar um e-mail ao Serviço de Pós-Graduação, aos cuidados do Sr. Elias, informando:

    • Data da defesa;

    • Horário;

    • Modalidade: híbrida, remota ou presencial.

   Enviar para:

   O e-mail deve ser enviado com mínimo de 30 dias de antecedência

Informação Importante – Participação de Professores Externos

Conforme normas do setor financeiro da USP, não é permitido o pagamento de honorários a professores externos à USP que participarem de bancas nos dois últimos dias úteis de cada mês.

Regimentos e Prazos

Alunos do Regimento nº 5473

(Vigente de 18/09/2008 até 19/04/2013)

  • Validar os dados pessoais no Sistema Janus após a notificação do depósito.

  • Prazo Máximo de 60 dias para aprovação da banca pela CPG.

  • Prazo Máximo de 90 dias após a aprovação da banca para a realização da defesa.

  • Prazo Máximo de 60 dias após a defesa para a entrega da versão corrigida, quando aplicável.

 

  • Entrega da Edição Corrigida (Pós-Defesa)

  • Acesso aos Sistemas e e-mails após a Defesa
  •  O vínculo do aluno com a USP se encerra após a homologação da defesa.

    • A partir do dia seguinte à homologação, o aluno não poderá mais utilizar o cartão USP.

  •  Conforme as portarias GR-3662 e GR-7141, o e-mail institucional USP será encerrado em até 180 dias após o fim do vínculo.

  •  O acesso ao Sistema Janus permanecerá ativo por 1 ano após a homologação da defesa.

2025 DIPLOMAS MESTRADO E DOUTORADO.

wdt_ID Abdullahi Abba Dalhatu
1 Adalto Silveira Junior
2 Adriana Yineth Montero Cruz
3 Adriano Domeny dos Santos
4 Agnei de Carvalho Silva
5 Alain Nascimento Guimarães
6 Alécio Julio Silva
7 Alejandro Pulgarin Cuero
8 Alessandra Giordani
9 Alex De Pretto Mansano
10 Alex Silveira de Campos
Abdullahi Abba Dalhatu

Entre em contato

Entre em contato com o Serviço de Pós-Graduação da EPUSP para tirar suas dúvidas. Horário de Atendimento de Segunda a Sexta das 9h às 15h. Telefones: 3048-6587 / 3091-5214 / 3091-5443 e-mail: servico.posgraduacao.poli@usp.br Av. Professor Luciano Gualberto, travessa do Politécnico número 380 CEP 05508-900 – São Paulo – SP